Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Muito Complexo

Acredito que todas as leituras têm uma coisa em comum. Falar de escola nova x escola velha e de novas tecnologias. Trabalhar com novas tecnologias e a partir da realidade do aluno é considerado um assunto que “já está superado”(Irala,2010). Mas não é fácil criar novas maneiras de ensinar, é mais fácil seguir com a corrente.
Quando me juntei com Priscila para desenvolver atividades lúdicas para trabalhar inglês, vi o quanto pode ser difícil pensar no contexto em que elas seriam aplicadas e criá-las, isso demanda tempo e envolvimento. Penso nos professores que já estão lecionando há muito tempo e como pra eles deve ser difícil pensar em coisas que para nós já são verdades incontestáveis. Será que em sua graduação eles não eram inovadores (Como vemos no livro “A pedagogia da felicidade”)? Será que daqui a pouco não ficaremos obsoletos também? Acredito ser qualidade indispensável a um bom professor saber reinventar-se, mas estar fazendo algo conhecido pode ser mais fácil que investir no novo.
Por ultimo em meio a estes questionamentos acredito ser mais fácil Ler o Livro “Profe, no tengamos Recreo”, pois já era o esperado, mas ler livros como o livro “La tragédia educativa” nos desestabiliza e algumas perguntas emergem como. Como eu acreditando que alguns conhecimentos não são importantes para o aluno vou ensiná-los? E se não ensiná-los será que isso não será cobrado dele, se ele resolver fazer um concurso ou algum curso universitário? Etcheverry pra mim foi um dos melhores livros, não por eu concordar com suas idéias mas por ser um contraponto ao que até então temos visto e discutido e que consideramos como verdades absolutas.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores