Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

PIBID unindo acadêmicos em construção de saberes docentes


Uma questão importante nos cursos de licenciatura, sem dúvida, é a trajetória do graduando até o momento em que ele chegará em sala de aula. O PIBID tem o papel de encurtar essa distância clássica que sempre houve entre ESCOLA-UNIVERSIDADE. Tal programa põe junto a sala de aula, nosso futuro local de trabalho, graduandos em licenciatura e fazendo isso traz benefícios para todos os envolvidos, nesse diálogo que se mantem os bolsistas ID tem os primeiros contatos com um mundo novo e mudam a visão de escola, além da vontade de aplicar as teorias na prática. Quanto a escola novas concepções de ensino-aprendizagem lhes são impostas, pois os bolsistas vem da universidade sedentos para por em prática o que aprendem, cabe a escola lhes dar esse espaço e aceitar novas ideias. Nesse mesmo "gancho" cabe o papel do professor supervisor, este é o mediador da relação, ele entra em contato maior com os dois campos, traz as ideias de todos os lados e conflui elas na práticas educativa.
Graças as excelentes escolhas dos PIBIDIANOS, ID e supervisoras, nosso grupo, "que é o grupo de bolsistas mais bonitos"(GIOVANI, 2012), está cada vez mais unido e mostrando resultados cada vez mais ricos. Registro meus parabéns as coordenadoras, supervisoras e colegas.



0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores