Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Oficinas de cartas.


A oficina sobre cartas foi aplicada na escola Silveira Martins, a proposta de ensino teve por objetivo focar em atividades sobre o gênero cartas e foi realizada no período de 8 (oito) h/a de prática para o ensino médio, mais especificamente para o 1º ano, no turno da manhã. A temática apresentada no projeto “Gênero Textual Cartas: descobrindo autores no ensino médio” visa fazer com que os alunos conheçam o gênero tratado e se tornem autores de cartas. O gênero foi dividido entre Carta Pessoal, Carta do Leitor e Carta Argumentativa, o objetivo principal enfoca-se em reconhecer e diferenciar os tipos de cartas, as quais foram trabalhadas através de atividades orais e escritas. As temáticas escolhidas para desenvolver o projeto foram Internet, mais especificamente a rede social Twitter e a Sexualidade na adolescência, com ênfase em um método contraceptivo. A intenção foi construir com a turma pontos de vista diferentes e com isso levar argumentos distintos na produção escrita das cartas. Os resultados foram significativos, pode-se notar progresso entre os alunos, os quais a maioria não conhecia, não tinham contato com as cartas ou não eram acostumados a utilizá-las. A oficina teve continuidade, sendo que a cada mês foi aplicada em uma turma diferente, com isso as propostas estão se aperfeiçoando e ao passar do tempo o ensino médio e seus alunos foram presenteados com mais autores de cartas. Assim, pode-se concluir que o projeto aprofundou o conhecimento dos alunos na questão das cartas, esta se torna um enunciado próprio e inédito e o aluno teve o direito de expor suas opiniões e críticas.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores