Oficinas de cartas.
A oficina sobre cartas foi aplicada na escola Silveira Martins, a proposta de ensino teve por objetivo
focar em atividades sobre o gênero cartas e foi realizada no período de 8
(oito) h/a de prática para o ensino médio, mais especificamente para o 1º ano,
no turno da manhã. A temática
apresentada no projeto “Gênero Textual Cartas: descobrindo autores no ensino
médio” visa fazer com que os alunos conheçam o gênero tratado e se tornem
autores de cartas. O gênero foi dividido entre Carta Pessoal, Carta do Leitor
e Carta Argumentativa, o objetivo principal enfoca-se em reconhecer e
diferenciar os tipos de cartas, as quais foram trabalhadas através de atividades
orais e escritas. As temáticas escolhidas para desenvolver o projeto foram
Internet, mais especificamente a rede social Twitter e a Sexualidade na
adolescência, com ênfase em um método contraceptivo. A intenção foi construir
com a turma pontos de vista diferentes e com isso levar argumentos distintos na
produção escrita das cartas. Os resultados foram significativos,
pode-se notar progresso entre os alunos, os quais a maioria não conhecia, não
tinham contato com as cartas ou não eram acostumados a utilizá-las. A oficina
teve continuidade, sendo que a cada mês foi aplicada em uma turma diferente, com
isso as propostas estão se aperfeiçoando e ao passar do tempo o ensino médio e
seus alunos foram presenteados com mais autores de cartas. Assim,
pode-se concluir que o projeto aprofundou o conhecimento dos alunos na questão
das cartas, esta se torna um enunciado próprio e inédito e o aluno teve o
direito de expor suas opiniões e críticas.
0 comentários:
Postar um comentário