Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

REPORTAGEM DO JORNAL MINUANO [23H:26MIN] 20/09/2012 - UNIVERSIDADE Jornal MINUANO é utilizado como fonte em trabalho acadêmico da Unipampa O gênero textual carta: uma prática social em sala de aula é o tema desenvolvido pela aluna do 7º semestre de Letras/Português da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Liliana Panick Moreira,... FRANCISCO DE ASSIS PROJETO: alunos irão produzir uma carta aberta à comunidade
através do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), com 28 alunos do Ensino Médio do CIEP Maria Ferraz. Conforme a autora do projeto, o trabalho é realizado em forma de oficinas, com duração média de oito horas/aula, nas quais, o aluno tem a possibilidade de familiarização com o gênero, além de reconhecer suas características, tema, estrutura composicional e estilo. Ela ressalta que as produções dos alunos são construídas a partir do tema bullying e destaca que o Jornal MINUANO está sendo utilizado como fonte de pesquisa. “Através do trabalho queremos promover a reflexão e o posicionamento crítico dos alunos sobre o tema e suas consequências sociais”, afirma. De acordo com Liliana, as aulas começaram em setembro e no final do curso os alunos produzirão uma carta aberta à comunidade. “Estamos saindo do modelo convencional e aplicando a gramática através dos textos dos alunos”, explica. Segundo a autora, o projeto busca trabalhar com gêneros discursivos, por acreditar que eles fazem uma aproximação entre o cotidiano e a sala de aula, construindo um posicionamento dos alunos em diferentes contextos. “Além de transformar a escrita em uma prática social, na qual ele é autor do seu dizer, ainda interage com o meio em que vive”, explica. O projeto tem como orientadora a professora doutora Fabiana Giovani-Unipampa e como supervisora a professora Rosemeri da escola Maria Ferraz Ciep.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores