Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

      No IntraPIBID, dia 22/03/2013, tivemos a oportunidade de assistir a uma palestra do Professor Dr. Samuel Bello. A referida palestra foi intitulada: "A docência-pesquisa como constituinte das práticas pedagógicas do PIBID". 
     O professor falou sobre: desenvolvimento do trabalho docente, que está ligado ao local adequado, infraestrutura, supervisor com formação adequada, professores por vezes desmotivados, salários baixos e por isso, desestímulo.
        Então surgem algumas questões:
1. Será que o PIBID pode fazer algo diferente? 
2. O que poderia ser feito na escola? 
3. PIBID dando aula de reforço? É realmente esse o objetivo do trabalho dos bolsistas?
      Ora, o PIBID vem para o aluno ter uma possibilidade de fazer diferente, ele não substitui professor, tem objetivo de investir na nossa formação. Ele possibilita a divulgação do nosso trabalho nos diferentes espaços institucionais, viagens, enriquecimento de experiências, trocas de ideias. O professor diz então, que está na hora da mudança, não sejamos repetitivos, sejamos analíticos em relação às nossas atividades. O PIBID tem de dar oportunidade diante das demandas do dia-a-dia.
     O bolsista não pode ser refém dos problemas da escola, pois Escola/Universidade são duas instituições, mas não é papel da Universidade resolver os problemas da escola. Que deve estar preparado para resolver os problemas da escola é o professor. Ele tem de saber de uma série de coisas para saber usá-las no espaço escolar e isso depende da Universidade em que esse professor se formou...
      O professor Samuel, diz ainda que, há dois tipos de Educação: a Contemporânea, que é na qual a escola preza a inclusão, que busca acreditar na realidade do aluno e que convida a discutir as diferenças. E a Moderna, que é uma educação dentro da modernidade concebida. Em consequência disso, surgem tais questionamentos: o aluno está preparado para atender as ferramentas que tem? Onde ficou o lugar de conhecimento da escola? Ou virou um lugar de socialização?
       Entretanto, há uma mudança na escola: O PIBID, que questiona essas verdades da escola. E afinal, é mais fácil conduzir o comportamento contemporâneo do professor, do que utilizar dos meios de formação. Ele entende que a leitura e escrita são importantes, mas não necessariamente ele vai usar dessas ferramentas.     A palavra de hoje é conduta e não busca de conhecimento.
       E quanto às questões do ENEM? O professor questiona se avaliar o aluno dessa forma é certo ou errado? Fazer a mudança na prática em função da prova do ENEM, inclusive no currículo escolar, que se volta para a prova, é certo? Afinal, por que esses processos de socialização são mais importantes do que a avaliação do conhecimento? Porque o aluno vai mostrar que ele sabe o que faz, porque a preocupação da escola está enfatizada nas "condutas"! E por que a escola está mais voltada às condutas? Porque cada vez mais temos alunos indisciplinados, porque os alunos vão à escola sem saber ao certo o que estão fazendo ali, responde o professor Samuel. 
       As questões são essas, estão colocadas para que (re)pensemos nossa prática e avaliemos o que realmente importa fazermos em sala de aula. Devemos buscar  conhecimento dos alunos. "Educação é conduzir o sujeito de uma determinada maneira", diz o professor.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores