Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

domingo, 28 de abril de 2013

Oficina "Anúncio Publicitário" na escola Silveira Martins

Aproveito este espaço para relatar o quão importante tem sido a experiência do PIBID em minha vida acadêmica e pessoal. Digo pessoal, porque me sinto realizada profissionalmente. Estou há 1 ano e dois meses nesse projeto e não há um dia em que saio da escola ou de uma reunião sem aprender algo novo...
Quero falar também sobre a oficina que estou aplicando. Chama-se: "Observando a linguagem e a persuasão através so Anúncio Publicitário", aplico essa oficina no 2º ano do Ensino Médio. Na primeira semana, iniciei instigando os alunos a falarem sobre o gênero, com o intuito de perceber seus conhecimentos prévios. Achei incrível! Os alunos sabem muito...enfim, após, mostrei anúncios a eles, para que percebessem as características do gênero. Depois que os alunos me falaram tudo o que viram nesses anúncios que mostrei, escrevi no quadro as características dos anúncios e o que é fundamental para a produção do mesmo. Pedi a eles que fizessem grupos, a turma é pequena, havia 16 alunos em aula. E distribuí os cartazes e encartes para que recortassem imagens de produtos, com a finalidade de que produzissem juntos, e assim o fizeram. Eles adoraram a aula! E é isso que me move, que me faz ter vontade de inovar ainda mais. 
Na segunda semana, comecei a trabalhar a gramática dentro do anúncio publicitário. Trabalhei substantivo, adjetivo e artigo. Pedi aos alunos que fizessem um círculo. Em casa, eu havia recortado os nomes de cada um deles para que na hora da aula pudesse fazer sorteios. Eu tirava um nome e perguntava ao aluno sorteado o que ele sabia sobre substantivo, por exemplo. O aluno respondia e eu pedia que ele escrevesse no quadro o que havia dito. Depois, eu sorteava outro aluno e pedia que ele me desse um exemplo de substantivo e que escrevesse no quadro uma frase com esse exemplo que tinha me dado. Cada aluno que participava eu anotava o nome e ele ganhava "ponto"de participação. E assim eu fiz no decorrer da aula quanto à gramática. Após, os alunos juntaram-se em trios e dei a eles uns anúncios para que analisassem e escrevessem o que percebiam neles. Não deu tempo de eles terminarem, porém, o farão na próxima aula  e trabalharei um pouco mais a gramática dentro do que escreveram. Quanto ao procedimento utilizado em aula, nenhum aluno se negou a responder! Eles amaram a dinâmica e sabiam muito! Como podemos ignorar os conhecimentos prévios dos alunos? Se eles sabem tanto...se nos ensinam tanto a cada aula...
Essa semana termino a aplicação da minha oficina, pretendo que eles produzam um anúncio, dessa vez, individualmente. Então voltarei aqui e relatarei o que foi trabalhado.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores