Detalhes de um trabalho minucioso: letramento via gêneros discursivos
As atividades desenvolvidas na escola Silveira Martins com as turmas de alfabetização do turno da tarde são práticas de letramento via gêneros discursivos, nelas os bolsistas apresentam uma motivação, seja teatro, animação, vídeo, leitura, mais tarde apresentam uma proposta de produção escrita ao pequenos. Neste ano, atendemos o turno da tarde, nas séries de alfabetização, como um todo (as turmas de 1º, 2º, 3º, e as duas turmas de 4ºs e 5ºs anos) oferecendo esse contato com diferentes gêneros e buscando a produção, sempre. Esse é um projeto que já temos há um ano, quase... Em 2012, trabalhávamos com uma turma por semana, era escolhida uma turma e se trabalhava com ela com os mesmos objetivos deste ano, mas com grupos menores, agora, estamos expandindo os horizontes de possibilidades. Então, as práticas feitas até agora e que serão feitas no correr das sextas-feiras desse ano letivo serão extendidas a todas as turmas supra citadas, pensando em gêneros e atividades que contemplem todos os envolvidos, que todos possam produzir, mesmo os não alfabetizados, que cada aluno tenha uma produção em cada encontro.Alguns detalhes das últimas práticas: o trabalho minucioso desses sujeitos produzindo.
0 comentários:
Postar um comentário