Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Participação de bolsista em evento fora do estado.

Aconteceu na primeira semana do mês de julho de 2013 o IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (IV SIMELP), no evento que ocorreu entre os dias 02 e 05 de julho na Faculdade de Letras da Universidade Federal Goiás, em Goiânia, a língua portuguesa foi discutida a partir de várias perspectivas. 

Nesse evento, o grupo do PIBID de Língua Portuguesa foi representado pelo bolsista Nathan Bastos de Souza, que apresentou um poster denominado "Análise das experiências didáticas focadas nos gêneros discursivos no ensino médio". Este foi um evento de muito aprendizado, muitas novidades e muita qualidade, um bom investimento feito para a formação de um sujeito crítico para atuar na educação básica. 

Faziam parte da dinâmica do simpósio, além das seções de poster, exclusividade para acadêmicos de graduação, mesas redondas, palestras, simpósios temáticos e lançamentos de livros. Havia, lá, uma infinidade de estudiosos de renome no assunto, abaixo, há uma exposíção dos nomes de cada um desses grandes estudiosos que tratamos acima.

No primeiro dia do evento, depois de duas apresentações artísticas que marcaram a abertura, aconteceu a mesa redonda: A linguística e a política linguística: aspectos variáveis em português. Com os professores Anthony Julius Naro (UFRJ/CNPq) e Maria Marta Pereira Scherre (UnB/UFES/UFRJ/CNPq). Em seguida a apresentação de poster do bolsista envolvido e a tarde simpósios temáticos. 


Ataliba Teixeira de Castilho (UNICAMP/USP/CNPq)
e Marcos Bagno (UnB). Depois da fala dos oito grandes nomes das gramáticas, dois comentaristas fizeram suas considerações, Marli Quadros Leite (USP/CNPq) sobre “O curso dessas gramáticas (visão histórica)”: Tradição, invenção e inovação em gramáticas da língua portuguesa - séculos XX e XXI. E Francisco Platão Savioli (USP e Anglo) sobre  “O percurso das (dessas) gramáticas nas ações escolares”. Para finalizar o evento houve o lançamento de livros e sessões de autógrafos. 

Roberval Teixeira e Silva (Universidade de Macau)
Ana Rute Ng. Pereira Alves dos Santos (Seduc /Macau)
Coordenador: Sinval Martins de Sousa Filho (UFG)
Maria Célia Lima-Hernandes (USP/CNPq)
Maria João Marçalo (U. de Évora)
Roberval Teixeira (Universidade de Macau)
Vânia Cristina Casseb Galvão (UFG/CNPq)






No dia 03 foi o grande ápice do evento, depois de uma manhã recheada de simpósios temáticos, os participantes são premiados,  a tarde com uma mesa redonda histórica: simplesmente um encontro de oito dos maiores gramáticos de língua portuguesa. A professora Maria Helena de Moura Neves toma a palavra no início da grande conferência e começa por dizer que a ideia foi dela, e que conseguiu reunir os seus oito amigos para tratar sobre suas obras gramaticais. Em seguida começaram as apresentações, por ordem cronológica do surgimento das gramáticas. A mesa chamava-se "Gramáticos do português: Defino minha/nossa obra gramatical como..." E foi iniciada pela fala da autora Maria Helena Mira Mateus (UL/ILTEC). 


Seguida pelo professor Evanildo Cavalcante Bechara (ABL/UERJ): 

Na sequência falaram os professores Mário Perini (UFMG/CNPq) e Maria Helena de Moura Neves (UPM/Unesp/CNPq). Houve um intervalo e na sequência os professores: 

José Carlos de Azeredo (UERJ/CNPq)







No dia 04 

Mesa redonda sobre "Políticas públicas para o ensino de português: a voz de quem propõe, de quem pesquisa e de quem implementa" dividida em duas seções: a primeira tratava-se de autores do Brasil:  

Dermeval da Hora Oliveira (UFPb/CNPq)

Émerson de Pietri (USP)


E depois, Bruna Maria da Cunha Oliveira (Seduc/GO)
Na segunda seção, em Portugal e em Macau. Com a participação de Carlos Reis (U. de Coimbra)

Madalena Dias Teixeira (UL/IPS – Santarém) 

Por fim, no último dia do evento: 

Mesa redonda:"O fazer literário em português: os (des)limites da língua". Com a participação de Ana Luisa Amaral (Literatura portuguesa), Luis Cardoso (Literatura timorense), Ana Paula Tavares (Literatura africana), Gilberto Mendonça Teles (Literatura brasileira)
Mesa redonda: "Língua portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas". Com a participação de Gian Luigi De Rosa (UNISALENTO): “A presença (expansão) do português brasileiro na Europa: a situação acadêmica e editorial italiana”; Elias Torres Feijó (USC): “Estudos da literatura no âmbito da Língua Portuguesa e diplomacia da cultura: carências e possibilidades”; José Marcelo Freitas de Luna (UNIVALI): “A presença (expansão atual) do português brasileiro nos EUA”; 

MESA DE ENCERRAMENTO 

Simelp: produtos e projeções

Simplesmente um evento único! 


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores