Minhas impressões sobre "O texto em Sala de Aula"
No dia 29 de julho participei da primeira reunião
com o grupo do PIBID. Conheci a professora supervisora e a diretora da escola.
Durante a reunião conversamos sobre as atividades realizadas no projeto e conheci
parte da escola. No dia 1º de agosto nos reunimos para discutirmos "O
Texto na Sala de Aula", um dos problemas encontrados pelos professores na
escola refere-se às variedades dentro do ambiente escolar, sejam elas sociais
ou regionais. A variedade linguística na escola é muito comum hoje em dia, mas
muitos professores ainda não estão preparados para trabalhar de forma adequada
com esta situação. As escolas recebem pessoas mais pobres, que pelo fato de
seus pais não terem recebido o devido acesso a educação, não passam valores
linguísticos para seus filhos, e também temos os alunos que vem de outras
regiões e tem que lidar com as diferenças de sotaques e palavras distintas,
destaco então, que os professores são vítimas do sistema, trabalham assim, porque foram ensinados a trabalhar desta forma.
A realidade tem que ser mudada, no sentido em que os professores que estão em
formação no momento, devem adquirir esse conhecimento linguístico, e não apenas
gramático, pois na gramática essas diferenças das palavras podem não se
"encaixar", mas no ensino linguístico podemos ter várias formas de
ver as palavras.
0 comentários:
Postar um comentário