Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Minhas impressões sobre "O texto em Sala de Aula"


No dia 29 de julho participei da primeira reunião com o grupo do PIBID. Conheci a professora supervisora e a diretora da escola. Durante a reunião conversamos sobre as atividades realizadas no projeto e conheci parte da escola. No dia 1º de agosto nos reunimos para discutirmos "O Texto na Sala de Aula", um dos problemas encontrados pelos professores na escola refere-se às variedades dentro do ambiente escolar, sejam elas sociais ou regionais. A variedade linguística na escola é muito comum hoje em dia, mas muitos professores ainda não estão preparados para trabalhar de forma adequada com esta situação. As escolas recebem pessoas mais pobres, que pelo fato de seus pais não terem recebido o devido acesso a educação, não passam valores linguísticos para seus filhos, e também temos os alunos que vem de outras regiões e tem que lidar com as diferenças de sotaques e palavras distintas, destaco então, que os professores são  vítimas do sistema, trabalham assim,  porque foram ensinados a trabalhar desta forma. A realidade tem que ser mudada, no sentido em que os professores que estão em formação no momento, devem adquirir esse conhecimento linguístico, e não apenas gramático, pois na gramática essas diferenças das palavras podem não se "encaixar", mas no ensino linguístico podemos ter várias formas de ver as palavras.


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores