Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Oficina: Desenvolvendo a argumentação através do gênero artigo de opinião.

Os alunos da turma 111 da Escola Silveira Martins estão participando da oficina sobre artigo de opinião. Uma das atividades realizadas foi a dinâmica de debate. Após contar "A verdadeira história dos três porquinhos" aos alunos, a bolsista dividiu a turma em dois grandes grupos, um grupo ficou responsável pela defesa do lobo e o outro pela defesa dos 3 porquinhos, após a defesa a professora supervisora escolheu o grupo que melhor argumentou durante o debate, depois de anunciar o grupo vencedor, houve a troca , o grupo que antes defendeu os 3 porquinhos, teve que defender o lobo e vice versa. Esta dinâmica teve como objetivo desenvolver a oralidade e a capacidade de argumentação; mostrar a importância: do 'saber ouvir' e do respeito a opinião do outro. Ao finalizarmos a dinâmica conversarmos sobre como é dificíl nos colocarmos no lugar do outro, mas que apesar de difícil, isto é importante tanto para escrevermos um artigo de opinião como para nos posicionarmos diante de situações do nosso cotidiano. A última atividade realizada, antes das férias escolares, foi a leitura de dois textos. Um deles trazia as vantagens do uso da internet e o outro mostrava as desvantagens da internet. Após a leitura realizamos uma roda de conversa sobre o tema. O próximo passo será a escrita de um artigo de opinião sobre: O uso da internet. 
Tendo em vista que a escola está em obras e as férias dos alunos foram prolongadas até o dia 12 de agosto, aproveitaremos este tempo para replanejarmos as aulas, levando em conta que será necessário uma aula de revisão antes das produções escritas. 
Bolsista explicando a atividade antes de dividir os grupos.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores