Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sábado, 21 de setembro de 2013

Seminário Escola Silveira Martins


Nos dia 10 de setembro os alunos do 1º ano do Ensino Médio apresentaram seus trabalhos no Seminário Integrado. No dia 11 foi a vez das turmas de 2º e 3º ano do E.M. fazerem suas apresentações. Levando em consideração o convite feito por alguns alunos, os bolsistas do PIbid Letras Português, foram prestigiar durante os dois dias as apresentações dos alunos. Nos sentimos honrados com o convite pois, devido a vergonha e ao nervosismo durante a apresentação, muitos alunos preferem apresentar para o mínimo de pessoas possível.
Os alunos tem aproximadamente 3 meses para elaborem, em grupo, seus trabalhos. Durante este período recebem orientação dos professores responsáveis pelo seminário integrado. 
Além da apresentação oral os alunos fazem um trabalho escrito. Durante a exposição oral 4 quesitos são avaliados: apresentação pessoal; domínio do conteúdo; apresentação dos slides e postura durante a apresentação. 
O tema geral das apresentações foi a Água. Os alunos apresentaram trabalhos diversos e em linhas bem interessantes, como por exemplo, a importância da água no planeta; doenças causadas pela ingestão de água mal tratada; o processo de tratamento da água; a seca na cidade de Bagé; a importância da água no corpo humano; a poluição de rios, entre outros. Um ponto em comum em todos os trabalhos foi o alerta para não desperdiçarmos a água e para tomarmos cuidados com a poluição. 
Ao observarmos as apresentações refletimos sobre a importância da realização deste tipo de trabalho, além de aprenderem diferentes aspectos sobre um determinado tema, percebemos o amadurecimento dos alunos em relação aos conteúdos abordados em sala de aula, a reflexão sobre a importância da pesquisa e o envolvimento entre os alunos, alunos e professores, e entre os próprios professores.



 apresentação de trabalho sobre o arroio Estância Velha

alunos falando sobre a importância da água doce no planeta.

Os intervalos das apresentações foram animados por uma banda de pop rock.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores