Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

XII Encontro sobre Investigação na Escola/ AGO- 2013- Santa Maria

No mês de agosto, a bolsista participou do XII- Encontro sobre Investigação na escola: evento que se destina a educadores, futuros educadores e demais pessoas ligadas ao processo educativo em todas as áreas do conhecimento e níveis de ensino, que queiram relatar propostas ou experiências relacionadas às suas práticas.

O trabalho apresentado, foi intitulado como:

O GÊNERO ENTREVISTA NA SALA DE AULA: UMA NOVA FORMA DE APRENDER

Bárbara Vargas Abott (barbarabott@ibest.com.br)
Fabiana Giovani (fabiunipampa@gmail.com)

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de atividades para o ensino de Língua Portuguesa (LP), através de uma sequência didática, exigido como requisito de atividade do aluno bolsista do Projeto de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID. A sequência didática proposta neste projeto de ensino possui uma carga horária de 06 hs/a (seis horas/aula) de prática e está voltada para o Ensino Médio, turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Luiz Maria Ferraz – CIEP, situada no bairro Prado Velho, Rua José do Patrocínio S/N cidade de Bagé- RS. A temática apresentada no projeto justifica-se perante a necessidade de reflexões críticas sobre a leitura, escrita e análise linguística. A problematização se dá através de um trabalho com o gênero discursivo: entrevista. O projeto visa trabalhar/apresentar o gênero entrevista na sala de aula, estabelecendo um vínculo com a Rádio Escolar que está sendo implantada pelo projeto PIBID, na escola junto com os alunos. Através deste gênero vamos trabalhar a leitura, a oralidade, a escrita e a análise linguística, já que a entrevista exige estas quatro habilidades. O trabalho com este gênero visa contribuir para a formação dos alunos que estão no ensino médio e que pensam nas suas futuras profissões, auxiliando assim, tanto na interação com a comunidade escolar como em outros espaços.

Palavras chave: entrevista, interação, gênero do discurso.







0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores