Biblioteca Viva – um espaço interativo a partir de novas práticas
Bolsistas: Andréia Paz
Castro e Wanderson Lombardy
Orientadora: Profª. Fabiana
Giovani
Este
trabalho tem por objetivo, explanar o projeto “Biblioteca Viva”, para a Escola
Silveira Martins, localizada na cidade de Bagé-RS, desenvolvido pelos bolsistas
do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na área de
Letras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O projeto iniciou no
momento em que chegamos à escola e observamos suas carências, dentre elas, a
biblioteca, que necessitava de organização para que os alunos pudessem usufruir
daquele espaço, que se transformou em um ambiente que deixa de ser apenas de
silêncio e pesquisa, tornando-se ativo por meio da interação. Partimos da
teoria de Campello (2010), que “a
biblioteca escolar é o espaço, por excelência, para o desenvolvimento de
atividades de produção do conhecimento, que colocam o aluno no centro do
processo de aprendizagem”. E também de Klebis (2006), que acredita que é
fundamental considerarmos a biblioteca no processo de estímulo à leitura. Com
base nas teorias citadas anteriormente, foi de extrema importância o trabalho
que realizamos, pois utilizamos de métodos como “A hora do conto”, na qual levamos
crianças do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental à biblioteca, tendo o intuito de
despertar o interesse desses alunos pela leitura. Usamos como dinâmica, para
trabalhar com as séries iniciais, atividades que envolvam teatro, em que nós,
enquanto bolsistas, organizamos e atuamos durante a peça teatral. De acordo com
a situação apresentada na peça, privilegiamos um
gênero discursivo que dialogue com a mesma, a fim de que ao final, haja uma
produção escrita do gênero abordado. Além disso, é feita a apresentação de
vídeos para que os alunos das séries finais do Ensino Fundamental, escrevam
suas impressões sobre o filme, em um espaço denominado “Cinemoteca”, sendo
assim, o projeto abrange todas as séries do ensino básico. Pudemos observar a
partir da análise dos trabalhos entregues pelos mesmos, por meio de nossas
propostas de produções textuais que os resultados obtidos dessas atividades
refletem no envolvimento dos alunos e em sua capacidade crítica leitora.
Apresentação do Projeto Biblioteca Viva
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