Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Biblioteca Viva – um espaço interativo a partir de novas práticas



Bolsistas: Andréia Paz Castro e Wanderson Lombardy
Orientadora: Profª. Fabiana Giovani

Este trabalho tem por objetivo, explanar o projeto “Biblioteca Viva”, para a Escola Silveira Martins, localizada na cidade de Bagé-RS, desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Letras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O projeto iniciou no momento em que chegamos à escola e observamos suas carências, dentre elas, a biblioteca, que necessitava de organização para que os alunos pudessem usufruir daquele espaço, que se transformou em um ambiente que deixa de ser apenas de silêncio e pesquisa, tornando-se ativo por meio da interação. Partimos da teoria de Campello (2010), que “a biblioteca escolar é o espaço, por excelência, para o desenvolvimento de atividades de produção do conhecimento, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem”. E também de Klebis (2006), que acredita que é fundamental considerarmos a biblioteca no processo de estímulo à leitura. Com base nas teorias citadas anteriormente, foi de extrema importância o trabalho que realizamos, pois utilizamos de métodos como “A hora do conto”, na qual levamos crianças do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental à biblioteca, tendo o intuito de despertar o interesse desses alunos pela leitura. Usamos como dinâmica, para trabalhar com as séries iniciais, atividades que envolvam teatro, em que nós, enquanto bolsistas, organizamos e atuamos durante a peça teatral. De acordo com a situação apresentada na peça, privilegiamos um gênero discursivo que dialogue com a mesma, a fim de que ao final, haja uma produção escrita do gênero abordado. Além disso, é feita a apresentação de vídeos para que os alunos das séries finais do Ensino Fundamental, escrevam suas impressões sobre o filme, em um espaço denominado “Cinemoteca”, sendo assim, o projeto abrange todas as séries do ensino básico. Pudemos observar a partir da análise dos trabalhos entregues pelos mesmos, por meio de nossas propostas de produções textuais que os resultados obtidos dessas atividades refletem no envolvimento dos alunos e em sua capacidade crítica leitora.

Apresentação do Projeto Biblioteca Viva







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