Resumo da oficina para o evento V Siepe
Observando a linguagem e sua persuasão através do
Anúncio Publicitário
Nome:
Angélica Cortez
Orientação:
Profª. Fabiana Giovani
A
presente comunicação tem por objetivo relatar uma experiência didática aplicada
na Escola Estadual Dr. Silveira Martins, na cidade de Bagé-RS, proveniente do
Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Letras/Português da
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O projeto intitulado: “Observando a linguagem e sua
persuasão através do Anúncio Publicitário”, teve como foco levar à sala de aula, vários anúncios publicitários
para que os alunos desenvolvessem o conhecimento sobre o gênero,
o raciocínio lógico e o senso de imaginação, extremamente necessário para a
criação de anúncios. Durante a análise desses anúncios, a turma teve inúmeras
informações que a possibilitou, não só analisar criticamente o gênero, como
também criá-lo e reescrevê-lo. O trabalho teve duração média de seis horas/aula,
em uma turma de 1º ano do Ensino Médio da referida escola. Nas oficinas, os discentes
familiarizaram-se com o gênero proposto, além de reconhecer suas
características relativamente estáveis, como: tema, estrutura composicional e
estilo e, teoricamente o trabalho pautou-se também
nos estudos de Bakhtin (2003). A modalidade de ensinar a Língua
Portuguesa, na oficina sobre anúncio publicitário enfocou na reflexão e criação
de anúncios contemporâneos, a partir de figuras que ilustram um dos produtos
mais comprados atualmente, como por exemplo, tablets e notebooks, fazendo
com que os alunos sejam autores dos seus próprios
textos e não apenas leitores, pois como afirma Koch (1995), “Um texto passa a existir no momento em que
parceiros de uma atividade comunicativa global, diante de uma manifestação
linguística, pela atuação conjunta de uma complexa rede de fatores de ordem
situacional, cognitiva, sociocultural e interacional, são capazes de construir,
para ela, determinado sentido”. Por isso, a atividade de encerramento foi
realizada com a turma dividida em grupos, momento que eles puderam atuar em
conjunto, produzirem os anúncios e, posteriormente, apresentarem para a turma.
Conclui-se, conforme os trabalhos analisados ao longo da oficina, que os
resultados superaram as expectativas, já que os alunos souberam reconhecer o
gênero anúncio publicitário e exemplificaram os diversos meios de comunicação
em que podemos encontrá-los.
0 comentários:
Postar um comentário