Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Resumo da oficina para o evento V Siepe

Observando a linguagem e sua persuasão através do
Anúncio Publicitário



Nome: Angélica Cortez
Orientação: Profª. Fabiana Giovani


A presente comunicação tem por objetivo relatar uma experiência didática aplicada na Escola Estadual Dr. Silveira Martins, na cidade de Bagé-RS, proveniente do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Letras/Português da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O projeto intitulado: “Observando a linguagem e sua persuasão através do Anúncio Publicitário”, teve como foco levar à sala de aula, vários anúncios publicitários para que os alunos desenvolvessem o conhecimento sobre o gênero, o raciocínio lógico e o senso de imaginação, extremamente necessário para a criação de anúncios. Durante a análise desses anúncios, a turma teve inúmeras informações que a possibilitou, não só analisar criticamente o gênero, como também criá-lo e reescrevê-lo. O trabalho teve duração média de seis horas/aula, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio da referida escola. Nas oficinas, os discentes familiarizaram-se com o gênero proposto, além de reconhecer suas características relativamente estáveis, como: tema, estrutura composicional e estilo e, teoricamente o trabalho pautou-se também nos estudos de Bakhtin (2003). A modalidade de ensinar a Língua Portuguesa, na oficina sobre anúncio publicitário enfocou na reflexão e criação de anúncios contemporâneos, a partir de figuras que ilustram um dos produtos mais comprados atualmente, como por exemplo, tablets e notebooks, fazendo com que os alunos sejam autores dos seus próprios textos e não apenas leitores, pois como afirma Koch (1995), “Um texto passa a existir no momento em que parceiros de uma atividade comunicativa global, diante de uma manifestação linguística, pela atuação conjunta de uma complexa rede de fatores de ordem situacional, cognitiva, sociocultural e interacional, são capazes de construir, para ela, determinado sentido”. Por isso, a atividade de encerramento foi realizada com a turma dividida em grupos, momento que eles puderam atuar em conjunto, produzirem os anúncios e, posteriormente, apresentarem para a turma. Conclui-se, conforme os trabalhos analisados ao longo da oficina, que os resultados superaram as expectativas, já que os alunos souberam reconhecer o gênero anúncio publicitário e exemplificaram os diversos meios de comunicação em que podemos encontrá-los.




0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores