Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Resumo de trabalho apresentado no V SIEPE

Resumo do trabalho apresentado pela bolsista Fernanda Granato no V SIEPE, na modalidade apresentação oral, no mês de outubro de 2013 na Universidade Federal do Pampa, Bagé - RS.

O Desenvolvimento Da Capacidade de Linguagem Argumentar Por Meio Do Gênero Artigo De Opinião

Palavras-chave: argumentação, artigo de opinião, dinâmicas de debate.


A presente comunicação tem por objetivo apresentar uma experiência didática sobre o gênero discursivo artigo de opinião, associado a conteúdos da Língua Portuguesa, que foi aplicada em uma escola Estadual na cidade de Bagé-RS, advinda do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Letras/Português da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O projeto intitulado: “Desenvolvendo a argumentação por meio do gênero artigo de opinião”, teve como objetivo principal o desenvolvimento da oralidade e o posicionamento dos alunos perante temas do cotidiano. E, por meio de dinâmicas de debate, desenvolver a argumentação, além de despertar o interesse pela leitura, explorando o gênero artigo de opinião através da interpretação e a compreensão dos temas por meio de rodas de conversa. As atividades pensadas para esta oficina tiveram duração de 06 (seis) h/a, e foram realizadas em turmas do primeiro ano (1º ano) do ensino médio. A temática abordada no projeto foi o uso das redes sociais. Esta temática justifica-se perante a necessidade de reflexões críticas acerca deste tema, tendo em vista que as redes sociais são usadas diariamente pelos alunos. Através deste tema foram desenvolvidas atividades com foco na leitura, oralidade e produção textual. Conforme Bakhtin (1992: 279): “todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua”, sendo assim, este projeto visou o aprendizado significativo para o aluno, buscou-se que o aluno além de dominar o conteúdo da Língua Portuguesa, dominasse as diferentes habilidades da língua, em diferentes contextos de comunicação. No que diz respeito à sequência didática, ao contexto de produção e ao ensino da oralidade e escrita, nos apoiamos nas teorias de Dolz e Schenewly (2010). Os objetivos deste projeto pouco a pouco foram alcançados, os alunos, além de, aprenderem a identificar e produzir artigos de opinião, refletiram sobre o seu posicionamento crítico diante da temática que foi abordada. Por meio das dinâmicas de debate, em que os alunos tiveram que se posicionar contra e, logo após, a favor de um tema, puderam perceber o quanto é difícil olhar os dois lados da história e assim repensaram sobre a importância de respeitar a opinião dos colegas. O trabalho foi significativo, porque conseguimos trabalhar os conteúdos gramaticais, neste caso os conectores do discurso, incentivar a leitura do gênero artigo de opinião, os alunos, de fato, refletiram sobre o uso que eles fazem das redes sociais, além de terem desenvolvidos questões relativas à argumentação e oralidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores