Resumo de trabalho apresentado no V SIEPE
Resumo do trabalho apresentado pela bolsista Fernanda Granato no V SIEPE, na modalidade apresentação oral, no mês de outubro de 2013 na Universidade Federal do Pampa, Bagé - RS.
O Desenvolvimento Da Capacidade de Linguagem Argumentar Por Meio Do Gênero Artigo De Opinião
Palavras-chave: argumentação, artigo de opinião, dinâmicas de
debate.
A presente comunicação tem
por objetivo apresentar uma experiência didática sobre o gênero discursivo
artigo de opinião, associado a conteúdos da Língua Portuguesa, que foi aplicada
em uma escola Estadual na cidade de Bagé-RS, advinda do Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Letras/Português da
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O projeto intitulado: “Desenvolvendo a
argumentação por meio do gênero artigo de opinião”,
teve como objetivo principal o desenvolvimento da oralidade e o posicionamento
dos alunos perante temas do cotidiano. E, por meio de dinâmicas de debate,
desenvolver a argumentação, além de despertar o interesse pela leitura,
explorando o gênero artigo de opinião através da interpretação e a compreensão
dos temas por meio de rodas de conversa. As atividades pensadas para esta
oficina tiveram duração de 06 (seis) h/a, e foram realizadas em turmas do
primeiro ano (1º ano) do ensino médio. A temática abordada no projeto foi o uso
das redes sociais. Esta temática justifica-se perante a necessidade de
reflexões críticas acerca deste tema, tendo em vista que as redes sociais são
usadas diariamente pelos alunos. Através deste tema foram desenvolvidas
atividades com foco na leitura, oralidade e produção textual. Conforme Bakhtin (1992: 279): “todas as esferas da atividade humana,
por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da
língua”, sendo assim, este projeto
visou o aprendizado significativo para o aluno, buscou-se que o aluno além de
dominar o conteúdo da Língua Portuguesa, dominasse as diferentes habilidades da
língua, em diferentes contextos de comunicação. No que diz respeito à sequência
didática, ao contexto de produção e ao ensino da oralidade e escrita, nos
apoiamos nas teorias de Dolz e Schenewly (2010). Os objetivos deste projeto pouco a pouco foram
alcançados, os alunos, além de, aprenderem a identificar e produzir artigos de
opinião, refletiram sobre o seu posicionamento crítico diante da temática que
foi abordada. Por meio das dinâmicas de debate, em que os alunos tiveram que se
posicionar contra e, logo após, a favor de um tema, puderam perceber o quanto é
difícil olhar os dois lados da história e assim repensaram sobre a importância
de respeitar a opinião dos colegas. O trabalho foi significativo, porque
conseguimos trabalhar os conteúdos gramaticais, neste caso os conectores do
discurso, incentivar a leitura do gênero artigo de opinião, os alunos, de fato,
refletiram sobre o uso que eles fazem das redes sociais, além de terem
desenvolvidos questões relativas à argumentação e oralidade.
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