Resumo para apresentação no V SIEPE
O gênero conto no Ensino Médio e suas possíveis
atualizações.
Responsável: Alessandra Goulart
D’Avila
Orientadora: Fabiana Giovani.
A oficina sobre contos foi pensada e aplicada dentro
do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Letras da Universidade
Federal do Pampa (UNIPAMPA). A proposta de ensino tem por objetivo focar em atividades
sobre o gênero contos e esta foi realizada no período de 6 (seis) h/a de prática
para o ensino médio, mais especificamente para o 1º e 2º anos, no turno da
manhã, na Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins, localizada na av.
Tupy Silveira, Centro, na cidade de Bagé-RS. A temática apresentada no projeto
“O gênero conto no ensino médio e suas
possíveis atualizações” visa fazer com que os alunos conheçam o gênero
tratado e façam produções escritas do mesmo. O projeto desenvolvido se enfoca na
apresentação de exemplos de contos, destacando-se como principais autores
Moacyr Scliar e Clarisse Lispector, levados e lidos em sala de aula e
tem por objetivo principal induzir os alunos a (re)conhecerem a literatura e
consequentemente terem contato com o gênero conto, bem como fazerem produções
escritas baseadas nos mesmos, ou seja, uma forma de adaptação do conto original
para a atualidade. A finalidade é construir com a turma uma reflexão acerca do
que pode mudar na adaptação do conto lido para o conto escrito, produzir uma
atualização a partir do conto original, levando em conta características dos
dias atuais, da realidade que o aluno está vivendo. A intenção foi gerar
valorização da leitura como fonte de entretenimento, trocar opiniões e discutir
interpretações sobre aspectos de contos. Também foi de extrema importância uma
exploração de questões entre língua e literatura a partir dos contos
apresentados e produzidos em sala de aula. Os resultados foram significativos,
pode-se notar progresso entre os alunos, os quais a maioria não conhecia, não
tinham contato com contos ou não eram acostumados a lê-los. Os pilares teóricos
que sustentam esta prática estão pautados em estudos bakhtinianos, Bakhtin (1992:279): “(...) A utilização da língua efetua-se em forma de
enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes
duma ou doutra esfera da atividade humana.” Assim, pode-se refletir sobre as
respostas de o porquê produzir textos e além da produção textual, dominar
habilidades da língua e não apenas saber as regras da mesma. Pode-se concluir
que o projeto aprofundou o conhecimento dos alunos na questão dos contos,
tornando-o um gênero discursivo conhecido pelas turmas trabalhadas, as quais,
hoje, podem reconhecer um conto onde quer que este esteja inserido.
Palavras chave: Contos, leitura e escrita, PIBID.
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