Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

MOVILIZAR, MOTIVAR A EDUCAÇÃO

Ao iniciar o projeto PIBID, vejo um amplo trabalho de interação e uma troca de saberes.
Hoje em dia observamos que os educadores estão em busca de uma atualização, para uma melhor integração aluno x professor, mas por outro lado vemos que alguns alunos cada vez mais perdem a motivação de aprender, então temos um paradoxo que nos leva a questionar até que ponto os educadores estão conseguindo atingir seus objetivos.
Ao ler vários materiais vejo que existem muitas perspectivas por parte dos professores com os bolsistas buscando assim uma troca de experiências e uma renovação na educação, para que cada vez mais esse trabalho se multiplique nas escolas em na própria comunidade familiar, porque não podemos ficar resumidos a escola a interação precisa ir além e atingir a sociedade que rodeia esta instituição.
Precisamos que se forme uma corrente de saberes que nos leve ao conhecimento das diversidades que é necessário incluírem alunos de todas as etnias, com dificuldade de aprendizagem que todos se sintam acolhidos nesse processo educativo. Nosso papel como futuro educadores é motivar esses alunos para que a língua portuguesa, literatura e a língua estrangeira não seja uma mera obrigação porque faz parte do conteúdo curricular e sim sintam prazer em aprender, para que num futuro próximo não se deparem com a falta deste “saber”.
E preciso empenho para iniciar as atividades propostas pelo projeto, pois é um desafio que temos pela frente, mas um desafio que nos motiva a buscar cada vez mais esta integração e essa almejada inclusão.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores