Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

X Encontro Sobre Investigação na Escola


 


 



"Rodas de formação de professores em conversas de sala de aula."

bulletTEMA

 

 “Rodas de formação de professores em conversas de sala de aula.”

 

      A aposta do Encontro sobre Investigação na Escola é de conversa. De conversa, de leitura e de escrita sobre a sala de aula. Neste processo é que constituímos Rodas de Formação, discutindo nossas salas de aula. Na Roda se intensificam compreensões sobre a importância de ser professor no contexto atual. A Roda de Formação em Rede se encontra para o diálogo, a partilha, o abraço, a crítica, o argumento. Assim, ao contar nossa sala de aula e o que nela nos acontece enquanto professores e alunos que somos, nos tornamos professores a partir de uma compreensão de que somos sempre aprendentes.

   O X Encontro sobre Investigação na Escola celebra em Rio Grande os dez anos de sua realização em uma atividade articulada entre a Secretaria Municipal de Educação, o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/FURG). 

 


horizontal rule

 
bullet
OBJETIVOS

 

   A realização do X Encontro sobre Investigação na Escola pretende continuar o avanço iniciado na direção em que apontam as avaliações dos eventos anteriores. A avaliação da importância do evento para a área de conhecimento, no caso Educação, e para o desenvolvimento podem ser caracterizados pelos objetivos gerais dos diversos eventos:


  1. Dar continuidade à perspectiva inovadora, ativa, reflexiva e formativa;

  2. Favorecer que professores do Rio Grande do Sul iniciem ou continuem a escrever, analisar e avaliar suas atividades inovadoras de ensino-aprendizagem, em especial aquelas que incluam um caráter investigativo de sua prática docente;

  3. Socializar experiências escolares inovadoras em uma perspectiva não hierárquica, isto é, que professores discutam os resultados de suas investigações didáticas e avaliem essas experiências, de igual para igual, seja com colegas de trabalho, com futuros professores ou com formadores de professores;

  4. Avaliar e contrastar o modelo de didático alternativo de investigação na escola com a prática docente de professores inovadores do estado;

  5. Fomentar o desenvolvimento de uma cultura de análise da prática pedagógica coerente com as diretrizes da formação de professores;

  6. Priorizar, em termos da formação continuada, a consideração das reais necessidades dos professores dando continuidade ao processo de evolução profissional já alcançado nos encontros anteriores;

  7. Fomentar a criação e o desenvolvimento de “coletivos de professores investigadores” como forma de garantir a continuidade e o avanço da inovação escolar.

 


horizontal rule

 
bullet
GRUPO MIRAR

 

      O grupo MIRAR se constituiu a partir do ano 1997 em que um grupo de professores resolveram iniciar reuniões semanais para discutir suas práticas docentes no Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática – CEAMECIM, que completa em junho deste ano 25 anos de ações na formação de professores na FURG. O significado do nome MIRAR foi construído coletivamente e cada letra está relacionado a um significado sobre as ações que desenvolvemos a partir deste grupo: M de mediar a aprendizagem em processos educativos;  I de investigar a prática docente na escola; R de refletir sobre nossas ações docentes; A de aprendizagem continuada em processos de formação permanente, R de recomeçar sempre de novo o processo de formação inacabado, incerto e auto-organizado.

      Fazem parte do MIRAR atualmente professores em formação do curso de Química-Licenciatura, professores em serviço da educação básica de Ciências, Biologia, Química, Geografia, História e formadores.

      As ações desenvolvidas pelo grupo envolvem a articulação entre desenvolvimento curricular e formação permanente, tendo como ferramenta de interação o ciberespaço por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS).

      A partir de 2000 o MIRAR intensificou suas ações a partir de projetos interinstitucionais que continuaram processos de formação anteriores entre FURG, PUCRS e UNIJUÍ e assim estivemos juntos no Projeto Cidadão e depois no Projeto Ciberciências, que novamente o nome diz, interagimos via ciberespaço na articulação entre formação permanente e desenvolvimento curricular.

 


horizontal rule

 
bulletCOMISSÃO ORGANIZADORA

bulletCoordenadora
bulletMaria do Carmo Galiazzi 
bullet
Colaboradores

bullet
Alexandre Cougo de Cougo
bullet
Aline Guerra Dytz
bullet
Aline Machado Dorneles
bullet
André Lemes da Silva
bullet
André Maio Ezedim Pinho
bullet
Caroline Pires Ruas
bullet
Cezar Soares Motta
bullet
Danielle Monteiro Behrend
bullet
Edi Morales Pinheiro Junior
bullet
Jackson Luís Martins Cacciamani
bullet
Luciane Lemos Dal Pizzol
bullet
Luis Fernando Moretto Tusnski
bullet
Rafael Martins Marques
bullet
Raphael Rodrigues Costa
bullet
Renata Hernandez Lindemann
bullet
Roberta Chiesa Bartelmebs




horizontal rule

 
bulletLOCALIZAÇÃO

 







   

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores