X Encontro Sobre Investigação na Escola
|
“Rodas de formação de professores em conversas de sala de aula.”
A aposta do Encontro sobre Investigação na Escola é de conversa. De conversa, de leitura e de escrita sobre a sala de aula. Neste processo é que constituímos Rodas de Formação, discutindo nossas salas de aula. Na Roda se intensificam compreensões sobre a importância de ser professor no contexto atual. A Roda de Formação em Rede se encontra para o diálogo, a partilha, o abraço, a crítica, o argumento. Assim, ao contar nossa sala de aula e o que nela nos acontece enquanto professores e alunos que somos, nos tornamos professores a partir de uma compreensão de que somos sempre aprendentes.
O X Encontro sobre Investigação na Escola celebra em Rio Grande os dez anos de sua realização em uma atividade articulada entre a Secretaria Municipal de Educação, o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/FURG).
OBJETIVOS |
A realização do X Encontro sobre Investigação na Escola pretende continuar o avanço iniciado na direção em que apontam as avaliações dos eventos anteriores. A avaliação da importância do evento para a área de conhecimento, no caso Educação, e para o desenvolvimento podem ser caracterizados pelos objetivos gerais dos diversos eventos:
-
Dar continuidade à perspectiva inovadora, ativa, reflexiva e formativa; -
Favorecer que professores do Rio Grande do Sul iniciem ou continuem a escrever, analisar e avaliar suas atividades inovadoras de ensino-aprendizagem, em especial aquelas que incluam um caráter investigativo de sua prática docente; -
Socializar experiências escolares inovadoras em uma perspectiva não hierárquica, isto é, que professores discutam os resultados de suas investigações didáticas e avaliem essas experiências, de igual para igual, seja com colegas de trabalho, com futuros professores ou com formadores de professores; -
Avaliar e contrastar o modelo de didático alternativo de investigação na escola com a prática docente de professores inovadores do estado; -
Fomentar o desenvolvimento de uma cultura de análise da prática pedagógica coerente com as diretrizes da formação de professores; -
Priorizar, em termos da formação continuada, a consideração das reais necessidades dos professores dando continuidade ao processo de evolução profissional já alcançado nos encontros anteriores; -
Fomentar a criação e o desenvolvimento de “coletivos de professores investigadores” como forma de garantir a continuidade e o avanço da inovação escolar.
GRUPO MIRAR |
O grupo MIRAR se constituiu a partir do ano 1997 em que um grupo de professores resolveram iniciar reuniões semanais para discutir suas práticas docentes no Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática – CEAMECIM, que completa em junho deste ano 25 anos de ações na formação de professores na FURG. O significado do nome MIRAR foi construído coletivamente e cada letra está relacionado a um significado sobre as ações que desenvolvemos a partir deste grupo: M de mediar a aprendizagem em processos educativos; I de investigar a prática docente na escola; R de refletir sobre nossas ações docentes; A de aprendizagem continuada em processos de formação permanente, R de recomeçar sempre de novo o processo de formação inacabado, incerto e auto-organizado.
Fazem parte do MIRAR atualmente professores em formação do curso de Química-Licenciatura, professores em serviço da educação básica de Ciências, Biologia, Química, Geografia, História e formadores.
As ações desenvolvidas pelo grupo envolvem a articulação entre desenvolvimento curricular e formação permanente, tendo como ferramenta de interação o ciberespaço por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS).
A partir de 2000 o MIRAR intensificou suas ações a partir de projetos interinstitucionais que continuaram processos de formação anteriores entre FURG, PUCRS e UNIJUÍ e assim estivemos juntos no Projeto Cidadão e depois no Projeto Ciberciências, que novamente o nome diz, interagimos via ciberespaço na articulação entre formação permanente e desenvolvimento curricular.
COMISSÃO ORGANIZADORA
|
LOCALIZAÇÃO |
|
0 comentários:
Postar um comentário