Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

quinta-feira, 1 de julho de 2010


 De acordo com a reportagem da revista Nova Escola (disponível em http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/caminho-qualidade-425291.shtml) indicada para reflexão pela nossa orientadora, percebemos que o sucesso na educação depende de um conjunto de fatores que exigem investimento, responsabilidade e seriedade dos nossos governantes para com a educação.
    É inquestionável que o Brasil tem um longo caminho para trilhar para que se chegue a “estatísticas no mínimo satisfatórias” quando se avalia o desempenho dos nossos alunos, porém de nada adianta ficarmos simplesmente batendo na mesma tecla de que isso é responsabilidade dos governantes e culpar os baixos salários dos professores. Nós, como docentes ou futuros docentes temos a responsabilidade de lutar por uma melhor valorização da profissão sim, e obviamente isto inclui discussões nas quais se aponte onde estão os problemas e assim se chegue sempre a este lugar comum apontado acima, no entanto, penso que a mudança deve começar dentro da nossa sala de aula, através da seriedade do trabalho que iremos desempenhar e comprometimento com a aprendizagem dos nossos alunos. 
    Somos ou seremos “formadores” e não “deformadores” de pessoas, e é importantíssimo que tenhamos consciência de que podemos sim fazer a diferença na vida de cada aluno, e essa diferença pode ser negativa ou positiva de acordo com a qualidade na qual desempenharmos o nosso papel, conforme mostra o gráfico abaixo retirado da reportagem:




  E para se elaborar uma boa aula é preciso que estejamos frequentemente refletindo e revendo nossas práticas, além de procurar “olhar” para os nossos alunos visando conhecê-los melhor e assim trabalhar para atender as suas necessidades.
   Enfim, são inúmeros os problemas da educação no nosso país e para que ocorram mudanças é preciso que as pessoas que atuam nessa área se empenhem em fazer a sua parte. Quanto a nós, professores e futuros professores, é importante que nos preocupemos com a qualidade de nossas aulas para que não sejamos mais um desses problemas! 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores