Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Professor X reflexão: Um caminho a se buscar!

De acordo com o que foi abordado nas várias rodas de conversas no X Encontro sobre investigação na escola – FURG- acredito ser preciso a interação entre a Universidade e a Escola, sendo essa interação significativa, pois os professores estão desempenhando a prática docente, muitas vezes, sem a oportunidade de uma formação continuada e nós licenciandos, na maioria das vezes, estudamos somente teorias as quais necessitam ser postas em prática no decorrer da formação.
Também posso dizer que essa interação, mencionada anteriormente, universidade - escola convém para que se “quebre” o hiato existente entre ambas, tendo a primeira como produtora de conhecimento e a segunda como mera aplicadora. Assim, esta aproximação proporciona tanto um enriquecimento na formação inicial quanto na continuada.
Outro ponto que gostaria de salientar é a maneira como aconteceu o evento, rodas de conversas, isso para a formação, tanto dos licenciandos quanto dos já professores, é de suma relevância, pois todos dialogaram e presenciaram relatos de vivencias dentro das escolas. E esse fato para os alunos é importante porque o professor debatendo sobre suas práticas dentro da sala de aula, quem sai ganhando em conhecimento é o seu aluno, já que o professor “abre horizontes” para ideias novas, inusitadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores