A pedagogia da felicidade
Na obra de Jaume Trilla temos várias narrativas da época escolar de diversos autores da chamada escola tradicional. O que podemos perceber é que a grande maioria guarda recordações ruins da época de sua passagem pela escola.Porém nem todas as práticas da escola tradicional, segundo Trilla, devem ser descartadas. Entre essas práticas temos a forma expositiva de ensinar, quando alguém que sabe algo explica para outro que não sabe.
"Às vezes, o que essas idéias preconceituosas conseguem fazer é com que a criança vá por ralo abaixo junto com a água suja, usando aqui uma metáfora do banho. De uma só vez colocam a perder o que acusam de métodos tradicionais e, ao mesmo tempo, tudo de valioso que a pedagogia levou séculos para ir descobrindo e construindo."
O que podemos fazer então para despertar o interesse e motivar nossos adolescentes?
Utilizar práticas educativas variadas, mas sem jogar no lixo tudo aquilo que a pedagogia nos legou de ensinamento, pois nem tudo é ultrapassado, tudo deve ser analisado.
O autor nos propõe "uma felicidade para a educação" como meio educativo:
"O que a pedagogia da felicidade fala de verdade é do prazer da cultura, da satisfação pelo trabalho bem feito, do gratificante que é lutar com o conhecimento...
O que de verdade entendia e faz infeliz ao aluno é ter que suportar um ensino que não lhe conduz a nenhuma aprendizagem significativa.
(...)
...vivenciar infeliz a tarefa de ensinar é a forma mais eficaz de amargar a tarefa de aprender."
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