Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sábado, 24 de março de 2012

Produção textual e cultura: a interlocução necessária para a construção do saber


Hilário Bohn em seu artigo “Produção textual e cultura: a interlocução necessária para a construção do saber”, procura descrever, analisar e discutir como um grupo de professores se posiciona sobre a recepção, produção e circulação de textos em suas aulas, já que a linguagem escrita ocupa um papel predominante no ensino. Os professores-participantes da pesquisa parecem estar preocupados com a maneira ineficaz e pouco competente com que a leitura e a produção textual vêm sido trabalhada nas escolas. A falta de habilidade na escrita, talvez esteja relacionada às abordagens de ensinar, as quais necessitam constantemente de atualização. Além das abordagens de ensino, outro fator que também pode ser responsável pela falha no ensino da produção de textos é a vinculação que existe entre a escrita de textos com avaliação escolar, vínculo que acaba aprisionando a criatividade dos alunos. Os professores e as escolas parecem esquecer as responsabilidades educacionais que lhe são atribuídas pela sociedade, geralmente atribuindo a culpa aos alunos por não possuírem o hábito da leitura, como se este não devesse ser mantido em todos os estágios da escolarização.

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