Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sábado, 24 de março de 2012

O texto nas atividades escolares, produção de conhecimento e autoria


As perguntas “Faz sentido escrever textos na Escola?”, “Escrever na Escola constitui exercício de cidadania?” e “A Escola se preocupa com a autoria textual?” compõem as seções do artigo “O texto nas atividades escolares, produção de conhecimento e autoria” de Osmar de Souza. Primeiramente o autor condiciona o sentido da produção de textos em sala de aula, à competência dos professores ao lidar com as contribuições que as pesquisas lingüísticas trouxeram ao longo dos últimos anos. Por isso é de extrema importância a atualização dos professores, o que se faz possível, por exemplo, através das formações continuadas. Além do sentido, outro questionamento que surge sobre a produção de textos, é se esta atividade constitui um exercício de cidadania, e o autor apesar de concordar e reforçar que para tanto é preciso que cada atividade seja considerada como instrumento de reflexão pessoal e social, esclarece que aqueles que não sabem ler e escrever, não deixam de participar de outros exercícios de cidadania, como ele mesmo diz: “cidadania antecede à palavra escrita”. Por último, o autor mostra que ainda não há nas escolas uma preocupação com autoria textual, já que a preocupação dos professores se dá excessivamente nas regras gramaticais. Podemos ver que as metodologias utilizadas pelos professores precisam ser sempre renovadas e também que há uma elitização da escrita, a qual precisa ser urgentemente excluída do ambiente escolar.

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