Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

domingo, 12 de agosto de 2012

Oficinas: Texto Teatral

Teve início na última sexta-feira a oficina “A sala de aula como espaço de interação social a partir do gênero texto teatral” que foi planejada com o intuito maior de despertar o interesse dos alunos pela leitura e produção de textos. Para que isso aconteça a oficina sempre terá um momento de roda de conversa, onde discutiremos os temas de cada aula e serão feitas rodas de leitura para dinamizar as aulas. Nesta primeira aula realizamos uma roda de conversa sobre o que é o PIBID, os alunos tinham muitas dúvidas em relação ao programa, então antes de sanar estas dúvidas foi solicitado que os alunos escrevem um pequeno texto falando sobre suas expectativas em relação ao PIBID. Antes de iniciar a aula, eu estava ansiosa e com medo que as atividades propostas para esta primeira aula fossem finalizadas antes dos 45minutos (tempo de cada aula), minha preocupação era tanta que levei o material da segunda aula junto, é sempre bom prevenir... Mas, aconteceu ao contrário, a empolgação era grande tanto da minha parte como por parte dos alunos, tamanha era esta empolgação que este momento que seria apenas uma apresentação se estendeu ao longo dos “45minutos”, e a segunda atividade que seria uma avaliação diagnóstica sobre o gênero texto teatral acabou ficando como dever de casa. Ressalto aqui a importância de cuidar a hora, acabou que expliquei muito o rápido a atividade e senti que muitos alunos ficaram com dúvidas e a sala acabou ficando “bagunçada”, sendo reorganizada na aula de outro professor. Tempo, tempo, tempo.... Planejamos, re-planejamos e planejamos mais uma vez, para que tudo dê certo, e “pecamos” em coisas ditas bobas, na próxima aula ficarei de olho no relógio, para não acontecer de atividades que foram planejadas para serem feitas em aula, virarem tema, e para dar tempo de APAGAR o quadro e organizar as classes em fila, afinal, como nos sentimos quando chegamos à sala de aula e nos deparamos com o quadro todo “riscado” e as classes fora de ordem?

Em relação à avaliação diagnóstica que virou tema e que os alunos ficaram em dúvida, reverti situação, durante o intervalo digitei todos os passos da atividade, os critérios que seriam avaliados e a data de entrega, fiz uma cópia para cada aluno, a Professora Eliana tinha mais uma aula com esta turma e cedeu 5 minutos para que eu pudesse explicar com mais calma e entregar os passos da atividade. Imprevistos acontecem, mas o importante é tentar resolve-lo e não deixar os alunos com dúvida.

Texto: Fernanda Granato - bolsista ID.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores