Os gêneros do discurso da teoria de Bakhtin
Mikhail Bakhtin ( 1895 - 1975 ) é um
importante estudioso da área das ciências humanas do século XX. Junto a um
círculo de de outros estudiosos cunharam importantes pressupostos teóricos
sobre a linguagem, tem papel fulcral nos seus trabalhos o dialogismo da
linguagem. 
Na perspectiva dialógica,  a linguagem são no mínimo dois (Cereja e
Magalhães,2010, 127), isto é, se constrói entre pelo menos dois seres, dois
discursos, duas palavras. 
Desde o princípio de nossas atividades no PIBID nos deparamos com esse
autor e a discussão do texto "O problema dos gêneros do discurso" de
autoria dele traz reflexões pertinentes ao ensino/aprendizagem de lingua(gem).
 listamos abaixo algumas das mais importantes noções que Bakhtin cunha
neste texto:
- Cada
     esfera da atividade humana está relacionada a utilização da linguagem. Que
     a utilização da língua efetua-se em forma de enunciados, concretos e
     únicos, que emanam de uma ou outra esfera da atividade humana. 
 
- Que
     o enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada uma
     dessas esferas. 
 
- Que
     o todo do enunciado é construído três elementos indissolúveis, que são o
     estilo, a construção composicional e o conteúdo temático. 
 
- Que
     cada esfera da utilização da língua elabora seus tipos relativamente
     estáveis de enunciados, baseados nos três pilares descritos no último
     item. 
 
- Faz
     uma divisão entre dois tipos de gêneros do discurso, chama de simples os
     que são primários e de complexos os gêneros secundários. A diferença
     básica, quanto a essa classificação, é que os gêneros primários se
     constituem em circunstâncias de uma comunicação verbal espontânea, são em
     comparação aos gêneros secundários mais espontâneos e menos formais. Já os
     gêneros secundários se apropriam e modificam os gêneros primários. 
 
Importante
ressaltar por fim, que os gêneros do discurso são o método pelo qual estamos
trabalhando nas escolas desde o início das atividades na educação básica. 
BAKHTIN,
Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São
Paulo: Martins Fontes, 2011.
CEREJA, Wiliam Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar.
português: linguagens v.1  São Paulo: Saraiva , 2010
1 comentários:
Amo muito tudo isso!!!!!!
20 de março de 2013 às 16:20Postar um comentário