Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Oficinas temáticas e reflexões sobre nossas práticas:

Na primeira semana do mês de abril os bolsistas ID. irão iniciar as oficinas temáticas focadas nos gêneros discursivos para o ensino de Língua Portuguesa. Hoje, tivemos uma reunião crucial para tal ação, conversamos enquanto grupo, sobre as atividades deste mês e sobre os projetos de ensino que estregamos no último domingo. 

A respeito do projetos de ensino, sem nos determos em enumerações dos gêneros que serão trabalhados, podemos dizer que são frutos de reflexões teóricas que desenvolvemos desde o início do trabalho enquanto bolsistas. Há a presença de temas fortemente trabalhados como os gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011) e a presença do texto na sala de aula (GERALDI,2011), como também há a presença das vozes de autores que estamos tendo contato agora nesses últimos encontros. 

Os objetivos das oficinas temáticas são voltados para a produção de texto e para o aluno ser dono do seu dizer. Que o alunado seja autor dos seus textos, os produtos serão veiculados em uma rádio escolar que estamos desenvolvendo nas duas escolas envolvidas. 

A reunião de hoje foi extremamente produtiva, tivemos toda uma reflexão de atitudes nossas enquanto professores e sobre nossas práticas na escola. Parece que no lugar onde estamos já tendo a caminhada que temos, somos donos de uma reflexão bem mais apurada do que éramos quando entramos no projeto. 

Nossas estratégias de ensino parecem ser mais eficazes, nossas relações com a teoria/teóricos são mais precisas. O PIBID é um programa que está possibilitando a aproximação de graduando em licenciatura com a escola, mas também está proporcionando que estejamos de fato olhando para a sala de aula com uma lente que busca naquele ambiente uma atividade efetiva e significativa. Desse modo, o que era para ser um programa que focasse no ensino nos dá essa possibilidade de pesquisa. 



GERALDI, João Wanderley. et AL.(orgs). O texto em sala de aula. 2.São Paulo: Ática, 2011. 

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011. 

1 comentários:

Liliana Panick Ferreira Moreira disse...

Perfeito Nathan.

10 de abril de 2013 às 08:56

Postar um comentário

Seguidores