Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Oficina: Desenvolvendo a argumentação através do gênero artigo de opinião.

Os alunos da turma 112 da Escola Silveira Martins, participaram durante os meses de abril e maio da oficina “DESENVOLVENDO A ARGUMENTAÇÃO ATRAVÉS DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO.”, ministrada pela bolsista Fernanda Granato.
A oficina teve duração de 8h /aula, e teve como tema principal: as cotas raciais nas universidades. Durante a oficina os alunos participaram de rodas de conversas sobre o tema, participaram de uma dinâmica de debate com o intuito de desenvolver a capacidade argumentativa dos alunos.
A oficina teve como objetivo: a reflexão sobre o gênero artigo de opinião; desenvolvimento da oralidade; reflexão sobre o posicionamento dos alunos diante de temas polêmicos; incentivo a leitura e escrita de artigos de opinião.
Ao longo da oficina, além de apresentar e trabalhar com o artigo de opinião, a bolsista realizou atividades para trabalhar com aspectos linguísticos do texto como, por exemplo: coesão e coerência e o uso dos conectores do discurso.

No final da oficina cada aluno escreveu um artigo de opinião sobre as cotas raciais nas universidades. Os alunos que autorizarem terão seus textos publicados no grupo da escola no facebook e/ou nos programas da rádio Silveira News.
alunos e bolsista no último dia da oficina.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores