Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Atividade Interdisciplinar - Petit Gateau / Escola Silveira Martins

Na última semana do mês de outubro os bolsistas do subprojeto Letras- Português reuniram-se, novamente, com o Supervisor do subprojeto Química, o Professor Ricardo Brião, para produzirem petiti gateau.
Desta vez a turma que participou da atividade foi a turma 231do 3º ano do Ensino Fundamental.
Num primeiro momento os bolsistas, do subprojeto Letras,  conversaram com os alunos sobre   o gênero discursivo receita. Posteriormente o Professor Ricardo deu início a receita, explicando aos alunos os tipos de mistura e falando sobre as reações químicas. Logo após os primeiros bolinhos ficarem prontos foi a vez dos alunos colocarem a receita em prática. 
Esta, é um atividade dinâmica e interdisciplinar que tem por intuito proporcionar aos alunos, por meio da prática, o conhecimento do gênero receita e de questões da química. como por exemplo, os tipos de mistura e as reações químicas. Estas questões ficam evidentes no momento em que os alunos produzem os bolinhos e assim eles constroem o seu próprio conhecimento. 
Os alunos voltaram para a sala de aula e após os bolinhos esfriarem os bolsistas os levaram até a sala para que os alunos pudessem provar o patit gateau que produziram. 
Minutos antes de por os bolinhos no forno.

Alunos produzindo o petit gateau. 

Alunos e bolsistas reunidos.

Desenformando os primeiros bolinhos.


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores