PARTICIPAÇÃO DO IV SIMELP
ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS FOCADAS NOS GÊNEROS DO DISCURS NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Nathan Bastos de Souza,
Alessandra Goulart D’Avila
Angélica Margaret Barbosa Cortez
Fernanda Cavalheiro Granato
Liane Barreto Silva,
Orientadora: Fabiana Giovani,
Este trabalho tem por objetivo analisar as experiências didáticas de um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Foram aplicadas oficinas com duração de oito horas/aula de prática para o ensino médio, mais especificamente para o primeiro ano, no turno da manhã, que focaram o trabalho com os gêneros do discurso em uma escola estadual na cidade de Bagé-RS. Os gêneros discursivos explorados foram: carta, charge, narrativa e texto teatral. O plano de ensino sobre cartas, “Gênero textual cartas: descobrindo autores no ensino médio”, buscou conhecer o gênero e tornar o aluno autor de cartas. Apresentamos as cartas dos diferentes tipos e a meta principal foi reconhecer e diferenciar os tipos de cartas e trabalhar com atividades orais e escritas. Na proposta sobre charges, “Questões sociais representadas através da Charge”, apresentou-se uma sequência didática com o intuito de incentivar a leitura e a produção textual com ênfase nas linguagens verbal e não verbal, além de trabalhar com a criatividade, a atenção e desenvolvimento de um aluno crítico frente a sociedade em que vive. Já, no plano de ensino sobre narrativas, “Aventuras mitológicas na produção de narrativas”, procuramos estabelecer um diálogo entre o mito clássico e a produção de textos narrativos na atualidade. Nessa prática enfatizamos a leitura, a interpretação e a produção textual como fruto desse processo. Completando, o projeto intitulado “A sala de aula como espaço de interação social a partir do gênero texto teatral”, teve o objetivo principal de despertar o interesse pela leitura explorando o gênero texto teatral através da interpretação e compreensão de textos através de leituras dramáticas. Como base teórica, tivemos o princípio dialógico da linguagem e os gêneros discursivos que propõe Bakhtin (2003); o interacionismo proposto por Vigotsky (1989), a ênfase na curiosidade epistemológica que propõe Freire (2011) e o trabalho com o texto que propõe Geraldi (2004). Os resultados foram satisfatórios, pois conseguimos retirar o aluno da posição de “escritor de redação”, prática descontextualizada e pautada na atribuição de notas, para o colocarmos na posição de produtor de textos, que são expostos para a comunidade escolar e tem uma função social mais demarcada. Igualmente, conseguimos aumentar os níveis interpretativos nas turmas em que atuamos e os números de leitura.
CERTIFICADO
(os anais do evento ainda não foram publicados, mas, comprova-se a participação do discente via este link em que consta o caderno de resumos em ISBN. (ver p. 43 - 44)
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