Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

V SIEPE-UNIPAMPA

Nos dias 30, 31/10 e 01/11, a bolsista Bárbara Abott, participou do V SIEPE- Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão promovido pela Unipampa- câmpus Bagé- RS.
O trabalho foi apresentado oralmente, e teve como título:

Entrevistando na sala de aula: uma nova forma de aprender os gêneros discursivos

Autora: Bárbara Vargas Abott
Orientadora: Profª Drª Fabiana Giovani

  O presente trabalho é fruto de um projeto elaborado para as aulas de língua portuguesa, em formato de oficina, oferecido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, em uma Escola Estadual do Município de Bagé/RS, no Ensino Médio. O trabalho com o gênero entrevista fora escolhido para que pudéssemos estabelecer um vínculo com a rádio escolar que foi implantada na referida escola.   Nos baseamos nos pilares teóricos de Bakhtin (2003) no que se refere à dialogia e aos gêneros do discurso; nos trabalhos de Dolz e Schneuwly (2004) quando falamos em sequências didáticas; em Farias [et AL] no que se refere ao gênero entrevista.                                                                                        Acreditamos que o trabalho com o gênero entrevista é importante porque a partir deste podemos promover a interação dos alunos com a comunidade escolar e a própria turma, bem como:                                     “(...) uma ação interindividual orientada por uma finalidade específica, um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos de sua história” FARIAS, PEREIRA, LIMA E REINALDO (apud BRASIL, 1998, p. 20).                                  Além disto, podemos estudar sobre os aspectos relacionados tanto à linguagem oral como escrita:                “(...) todas as esferas de atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua (BAKHTIN, 1952- 1953)                                                                                              O gênero entrevista fora escolhido buscando possibilitar a compreensão de questões linguísticas através de atividades envolvendo a linguagem escrita e oral e, também, analisar e compreender a influência do gênero entrevista diante dos aspectos orais e escritos envolvendo a interação social possibilitando assim, a interpretação e a análise críticas;                                                                                                                   Os alunos que participam da oficina desenvolvem o trabalho entrevistando as pessoas envolvidas na comunidade escolar discutindo temas relacionados a este contexto. Cabe destacar que as atividades buscam atingir os seguintes objetivos: a) refletir sobre o gênero entrevista; b) desenvolver uma postura adequada para sabermos agir em diferentes situações apresentadas no nosso dia- a- dia; c) ampliar a interação social; d) comentar aspectos linguísticos do texto: ortografia, objetividade, clareza do texto; e) instigar a leitura, a oralidade e a escrita de textos.  Sendo que este trabalho faz parte de uma sequência didática que tem duração de 6 h/a.                                                                                                                  Então, primeiro momento, fizemos um diagnóstico em que solicitamos que os alunos escrevessem sobre o que entendiam pelo gênero em questão. Posteriormente,  discutimos sobre a importância da entrevista oral e da entrevista escrita. E, assistimos a uma entrevista, para que tivéssemos contato com o gênero. Em outra etapa, os alunos foram divididos em duplas para que lessem uma entrevista escrita, logo, discutimos sobre aspectos textuais e linguísticos como, por exemplo, a ortografia, a objetividade e a clareza do texto. Logo, os alunos começaram a redigir uma entrevista, para terem como base esta escrita no momento em que fossem entrevistar uma pessoa. Na última etapa, discutimos sobre as entrevistas e reescrevemos o que era necessário.                                                                                                                                                       A partir disto, os alunos entrevistaram professores, alunos ou funcionários da escola sobre acontecimentos recentes, na comunidade escolar, por meio de gravação de voz e/ ou vídeos. Além disto, houve a integração entre os alunos e um interesse pelos trabalhos propostos. É importante mencionar que as entrevistas tiveram como tema assuntos relacionados a escola.                                                                         Os resultados alcançados corresponderam ao esforço e dedicação dos alunos com a oficina, desde o momento da leitura até o momento da discussão e realização das atividades propostas, uma vez que todos tinham que saber o que estava acontecendo na escola, para a realização das entrevistas. A partir deste trabalho, tivemos contato com outras práticas pedagógicas, proporcionando os conteúdos trabalhados na língua portuguesa de uma forma diferente.                                                                                                         É importante mencionarmos que, através da aplicação desta oficina os alunos obtiveram êxito nas aulas de língua portuguesa porque durante as aulas tiveram de escrever e reescrever textos além de realizarem atividades desenvolvendo a oralidade.
REFERÊNCIAS
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2011, Pp. 81-124. (Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro).
FARIAS, Alyere Silva; PEREIRA, Bruno Alves Pereira; LIMA, Thaís de Andrade; REINALDO, Maria Augusta de G. M. O GÊNERO ENTREVISTA EM SALA DE AULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa I. Universidade Federal de Campina Grande 2007/ 2.


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