Resumo do trabalho apresentado no V SIEPE - UNIPAMPA
Resumo do trabalho apresentado pela bolsista Camila da Luz Peralta no V SIEPE, na modalidade apresentação oral,na Universidade Federal do Pampa, Bagé - RS.
Cinema na sala de aula
Autora:
Camila da Luz Peralta
Orientação:
Profª Dra Fabiana Giovani
A presente comunicação tem
por objetivo apresentar um projeto desenvolvido dentro do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação a Docência (PIBID) na área de Letras da Universidade Federal do Pampa
(UNIPAMPA). Neste projeto, busca trabalhar com gêneros discursivos, por
acreditar que fazem uma aproximação entre o cotidiano e a sala de aula,
construindo um posicionamento dos alunos em diferentes contextos,
proporcionando atividades com filmes e curtas metragens, voltadas para a língua
portuguesa. O Cinema é
um meio de comunicação que desenvolve curiosidade e pesquisa científica, pois
além de divertir e entreter influencia na maneira como enxergamos o mundo. A
relação entre cinema e educação, principalmente a educação escolar, faz parte
da própria história do cinema e pode transformar-se numa proposta educativa, ao
termos a oportunidade de focar aspectos históricos, literários e
cinematográficos, de forma separada ou em conjunto. Para que isso ocorra é,
necessário que se organizem atividades que façam com que o educando participe
ativamente, para que os filmes possam tornar-se debates, gerar produções
escritas e a realização de curtas metragens. As bases
teóricas que norteiam nosso trabalho são: os PCNs (1997), ao propor que o
trabalho de língua tem que fazer sentido ao aluno; nos estudos da Lajolo
(2009), no que refere à articulação dos dizeres sociais e em Bakhtin (2003)
quando tratamos dos gêneros discursivos. Nosso trabalho será desenvolvido em seis horas
/aula, voltado para o Ensino Médio da Escola
Estadual de Bagé, Dr.
Luiz Maria Ferraz - CIEP. Durante as oficinas, pretendemos
que os alunos tenham a possibilidade de familiarização com o gênero, além de reconhecer
suas características relativamente estáveis, tema, estrutura composicional e
estilo. Por fim, visamos
trabalhar com as tecnologias e meios de comunicação, para que os alunos
obtenham um melhor conhecimento sobre este gênero tão presente no dia-a-dia e
assim tornar mais atraentes e dinâmicas as oficinas.
Palavras Chaves: Cinema, Aprendizagem,
Gêneros do discurso.
0 comentários:
Postar um comentário