Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Resumo do trabalho apresentado no V SIEPE - UNIPAMPA

Resumo do trabalho apresentado pela bolsista Camila da Luz Peralta  no V SIEPE, na modalidade apresentação oral,na Universidade Federal do Pampa, Bagé - RS.

           Cinema na sala de aula
                                                  Autora: Camila da Luz Peralta
Orientação: Profª Dra Fabiana Giovani

A presente comunicação tem por objetivo apresentar um projeto desenvolvido dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na área de Letras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Neste projeto, busca trabalhar com gêneros discursivos, por acreditar que fazem uma aproximação entre o cotidiano e a sala de aula, construindo um posicionamento dos alunos em diferentes contextos, proporcionando atividades com filmes e curtas metragens, voltadas para a língua portuguesa. O Cinema é um meio de comunicação que desenvolve curiosidade e pesquisa científica, pois além de divertir e entreter influencia na maneira como enxergamos o mundo. A relação entre cinema e educação, principalmente a educação escolar, faz parte da própria história do cinema e pode transformar-se numa proposta educativa, ao termos a oportunidade de focar aspectos históricos, literários e cinematográficos, de forma separada ou em conjunto. Para que isso ocorra é, necessário que se organizem atividades que façam com que o educando participe ativamente, para que os filmes possam tornar-se debates, gerar produções escritas e a realização de curtas metragens. As bases teóricas que norteiam nosso trabalho são: os PCNs (1997), ao propor que o trabalho de língua tem que fazer sentido ao aluno; nos estudos da Lajolo (2009), no que refere à articulação dos dizeres sociais e em Bakhtin (2003) quando tratamos dos gêneros discursivos. Nosso trabalho será desenvolvido em seis horas /aula, voltado para o Ensino Médio da Escola Estadual de Bagé, Dr. Luiz Maria Ferraz - CIEP. Durante as oficinas, pretendemos que os alunos tenham a possibilidade de familiarização com o gênero, além de reconhecer suas características relativamente estáveis, tema, estrutura composicional e estilo. Por fim, visamos trabalhar com as tecnologias e meios de comunicação, para que os alunos obtenham um melhor conhecimento sobre este gênero tão presente no dia-a-dia e assim tornar mais atraentes e dinâmicas as oficinas.

Palavras Chaves: Cinema, Aprendizagem, Gêneros do discurso. 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores