Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Resumo do trabalho apresentado pela bolsista Camila da Luz Peralta  no IV SENALLP, na modalidade apresentação oral,na Universidade Federal do Rio Grande.

Cinema na sala de aula
                                      Autora: Camila da Luz Peralta
Orientação: Profª Dra Fabiana Giovani
A presente comunicação tem por objetivo apresentar um projeto desenvolvido  dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na área de Letras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Neste projeto, busca trabalhar com gêneros discursivos, por acreditar que fazem uma aproximação entre o cotidiano e a sala de aula, construindo um posicionamento dos alunos em diferentes contextos, proporcionando atividades com filmes e curtas metragens, voltadas para a língua portuguesa. O Cinema é um meio de comunicação que desenvolve curiosidade e pesquisa científica, pois além de divertir e entreter influencia na maneira como enxergamos o mundo. A relação entre cinema e educação, principalmente a educação escolar, faz parte da própria história do cinema e pode transformar-se numa proposta educativa, ao termos a oportunidade de focar aspectos históricos, literários e cinematográficos, de forma separada ou em conjunto. Para que isso ocorra é, necessário que se organizem atividades que façam com que o educando participe ativamente, para que os filmes possam tornar-se debates, gerar produções escritas e a realização de curtas metragens. As bases teóricas que norteiam nosso trabalho são: os PCNs (1997), ao propor que o trabalho de língua tem que fazer sentido ao aluno; nos estudos da Lajolo (2009), no que refere à articulação dos dizeres sociais e em Bakhtin (2003) quando tratamos dos gêneros discursivos. Nosso trabalho será desenvolvido em seis horas /aula, voltado para o Ensino Médio da Escola Estadual de Bagé, Dr. Luiz Maria Ferraz - CIEP. Durante as oficinas, pretendemos que os alunos tenham a possibilidade de familiarização com o gênero, além de reconhecer suas características relativamente estáveis, tema, estrutura composicional e estilo. Por fim, visamos trabalhar com as tecnologias e meios de comunicação, para que os alunos obtenham um melhor conhecimento sobre este gênero tão presente no dia-a-dia e assim tornar mais atraentes e dinâmicas as oficinas.

Palavras Chaves: Cinema, Aprendizagem, Gêneros do discurso. 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores