Participação de bolsistas no evento em Lajeado
Nos dias 13 a 15 de junho de 2013 as bolsistas Thaís e Maria Eduarda participaram do evento III Seminário
Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica promovido pela UNIVATES na cidade de Lajeado-RS com um pôster cujo certificado e resumo se encontram abaixo.
ENTRE FILMES E LIVROS: UM DESPERTAR DA IMAGINAÇÃO
Bárbara
Abott1
Héverton
Lopes1
Liliana
Panick1
Maria
Eduarda dos Santos 1
Thaís
Paz Barbosa1
Profa.
Dra Fabiana Giovani2
Apresentador(es):Maria Eduarda dos
Santos e Thaís Paz Barbosa
Eixo Temático: Currículo e
interdisciplinaridade ou Experiências pedagógicas
A presente comunicação tem por
objetivo relatar uma experiência didática advinda do Programa de Iniciação à
Docência (PIBID) na área de Letras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
O projeto intitulado CINEPINHO (Cinema e literatura no CIEP- escola estadual de
Bagé-RS) constitui em passar obras fílmicas que dialogam com livros literários,
uma vez por semana, para alunos do ensino fundamental - séries iniciais. A
iniciativa surgiu depois de constatarmos através de uma atividade diagnóstica
escrita, o baixo índice de alunos leitores no primeiro ano do ensino médio,
pensamos então em resgatar estes leitores na base, proporcionado momentos de
leitura e reflexão sobre os contos, em turmas de primeiro até o quinto ano. O
grupo PIBID apresenta um filme e uma obra literária que dialoguem entre si, com
o intuito de despertar o interesse dos alunos pela leitura, além também da
oportunidade de um olhar crítico dos mesmos sobre as diferenças entre os
gêneros filme e livro. A cada sessão temos também um espaço no qual os alunos
comentam, discutem e recriam as histórias apresentadas. Embasamos nosso
trabalho nas teorias de Bakhtin (2003) no que se refere à dialogia Koch (2002)
ao se promover debates e reflexões que ocorrem ao final das apresentações,
partindo da concepção que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais que
nele se constituem e são constituídos. O projeto visa também contribuir para
estimular os alunos a posicionarem-se criticamente sobre os filmes apresentados
além de ser uma oportunidade para que eles percam o medo ou receio de falar e
participar oralmente em diferentes contextos. O projeto já está em andamento e
podemos apontar como resultados parciais o grande aumento da procura de livros
na biblioteca da escola, por alunos que participaram das atividades, além do
interesse deles em compartilhar obras que eles já conhecem para os colegas e
professores.
Palavras-chave: leitura, diálogo e
escrita
Referências:
BAKHTIN, M.. Os gêneros do
discurso. In: BAKHTIN, M.. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo:
Martins Fontes, 2003.
KOCH, Ingedore G. Desvendando os
segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
1 Acadêmicos da Universidade Federal do Pampa(UNIPAMPA) e
bolsistas do subprojeto PIBID Letras edital 2009, Licenciatura em Letras.
2 Orientador. Professora Doutora, Universidade Federal do
Pampa(UNIPAMPA) , fabiunipampa@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário