Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Participação de bolsistas no evento em Lajeado

Nos dias 13 a 15 de junho de 2013 as bolsistas Thaís e Maria Eduarda participaram do evento III Seminário Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica promovido pela UNIVATES na cidade de Lajeado-RS com um pôster cujo certificado e resumo se encontram abaixo.




ENTRE FILMES E LIVROS: UM DESPERTAR DA IMAGINAÇÃO
Bárbara Abott1
Héverton Lopes1
Liliana Panick1
Maria Eduarda dos Santos 1
Thaís Paz Barbosa1
Profa. Dra Fabiana Giovani2
Apresentador(es):Maria Eduarda dos Santos e Thaís Paz Barbosa
Eixo Temático: Currículo e interdisciplinaridade ou Experiências pedagógicas
A presente comunicação tem por objetivo relatar uma experiência didática advinda do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Letras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O projeto intitulado CINEPINHO (Cinema e literatura no CIEP- escola estadual de Bagé-RS) constitui em passar obras fílmicas que dialogam com livros literários, uma vez por semana, para alunos do ensino fundamental - séries iniciais. A iniciativa surgiu depois de constatarmos através de uma atividade diagnóstica escrita, o baixo índice de alunos leitores no primeiro ano do ensino médio, pensamos então em resgatar estes leitores na base, proporcionado momentos de leitura e reflexão sobre os contos, em turmas de primeiro até o quinto ano. O grupo PIBID apresenta um filme e uma obra literária que dialoguem entre si, com o intuito de despertar o interesse dos alunos pela leitura, além também da oportunidade de um olhar crítico dos mesmos sobre as diferenças entre os gêneros filme e livro. A cada sessão temos também um espaço no qual os alunos comentam, discutem e recriam as histórias apresentadas. Embasamos nosso trabalho nas teorias de Bakhtin (2003) no que se refere à dialogia Koch (2002) ao se promover debates e reflexões que ocorrem ao final das apresentações, partindo da concepção que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais que nele se constituem e são constituídos. O projeto visa também contribuir para estimular os alunos a posicionarem-se criticamente sobre os filmes apresentados além de ser uma oportunidade para que eles percam o medo ou receio de falar e participar oralmente em diferentes contextos. O projeto já está em andamento e podemos apontar como resultados parciais o grande aumento da procura de livros na biblioteca da escola, por alunos que participaram das atividades, além do interesse deles em compartilhar obras que eles já conhecem para os colegas e professores.
Palavras-chave: leitura, diálogo e escrita
Referências:
BAKHTIN, M.. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M.. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
KOCH, Ingedore G. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

1 Acadêmicos da Universidade Federal do Pampa(UNIPAMPA) e bolsistas do subprojeto PIBID Letras edital 2009, Licenciatura em Letras.

2 Orientador. Professora Doutora, Universidade Federal do Pampa(UNIPAMPA) , fabiunipampa@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores