Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

V SIEPE - Maria Eduarda

A bolsista Maria Eduarda participou do V SIEPE e apresentou trabalho na forma oral cujos certificado e resumo se encontram abaixo.




Título: Inserindo o humor na sala de aula: trabalhando com o gênero discursivo piada
Nome: Maria Eduarda Motta dos Santos
Orientadora: Fabiana Giovani
A presente comunicação tem por objetivo apresentar um projeto desenvolvido dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na área de Letras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O projeto está voltado para o 2º e 3º ano do Ensino Médio e aplicado na E.E.E.M. Dr. Luiz Maria Ferraz – CIEP, localizada na cidade de Bagé/RS. Trata-se de uma oficina, em sala de aula, de língua portuguesa onde foi trabalhado o gênero piada, motivando o riso dentro da sala de aula, além do aprofundamento em um gênero pouco trabalhado no ambiente escolar, mas muito freqüente nos livros didáticos, revistas, jornais e em outros meios inseridos no cotidiano do aluno. O projeto visa o desenvolvimento da linguagem a partir de atividades de leitura e escrita através de sequências didáticas, além trabalhar a oralidade dos alunos através da piada, que pede entonação na hora de ser contada em voz alta, e mostrar os malefícios que a piada preconceituosa pode causar nas pessoas. Teoricamente, o trabalho está pautado nos pilares teóricos de Bakhtin (2003) no que se refere à dialogia e aos gêneros do discurso; nos trabalhos de Dolz e Schneuwly (2004) que tratam de sequências didáticas, nos PCNs (1997) que propõem o trabalho a partir do texto e em POSSENTI (1998), que trata do humor e da piada em sala de aula. A sequência didática teve duração de 6 horas/aulas dentro da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura e o gênero em questão foi trabalhado por meio de textos, vídeos e escritas feitas pelos alunos. Ao final do projeto há a criação de piadas originais feitas pelos alunos, estas são apresentadas não somente em sala de aula, mas através de uma rádio escolar feita pelos alunos que foi implantada na escola, assim o trabalho feito não fica exposto somente na turma, mas sim percorre todo o âmbito escolar. De acordo com o que foi trabalhado, pode-se notar que os alunos se tornaram bem mais participativos, expondo sua opinião e refletindo sobre as piadas que foram apresentadas, além de terem aprimorado seus conhecimentos sobre gênero piada, tão conhecido pelos alunos, mas tão pouco aprofundado no âmbito escolar.
Palavras chave: Gêneros discursivos; piada; humor; linguagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores