Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

V SIEPE - Melina

A bolsista Melina participou do V SIEPE e apresentou trabalho na forma oral cujos certificado e resumo se encontram abaixo.


CINEPINHO: FILMES E LIVROS DESPERTANDO A IMAGINAÇÃO.

Melina Pereira dos Santos

 Profa. Dra Fabiana Giovani

Apresentador (a): Melina Pereira dos Santos

O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência didática extraída do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Letras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Trata-se de um projeto chamado CINEPINHO (Cinema e literatura no CIEP- escola estadual de Bagé-RS) que tem por objetivo passar obras fílmicas que dialogam com livros literários, uma vez por semana, para alunos do ensino fundamental - séries iniciais. A iniciativa surgiu depois de constatarmos através de uma atividade diagnóstica escrita, o baixo índice de alunos leitores no primeiro ano do ensino médio. Pensamos então em resgatar estes leitores na base, proporcionado momentos de leitura e reflexão sobre os contos, em turmas de primeiro até o quinto ano. O grupo PIBID apresenta um filme e uma obra literária que dialoguem entre si, com o intuito de despertar o interesse dos alunos pela leitura, além também da oportunidade de um olhar crítico dos mesmos sobre as diferenças entre os gêneros filme e livro. A cada sessão temos também um espaço no qual os alunos comentam, discutem e recriam as histórias apresentadas. Também é uma maneira de auxiliar o desenvolvimento crítico de cada aluno, assim ao final das sessões eles tem voz para argumentarem, fazer relações e também sugerir obras literárias e filmes. Esse momento é muito importante, principalmente na base do ensino, pois os alunos começam a criar o hábito pela leitura o que mais adiante quando estiverem maiores já vão estar acostumados e sentirão prazer nas leituras, mesmo elas sendo obrigatórias. Embasamos nosso trabalho nas teorias de Bakhtin (2003) no que se refere à dialogia Koch (2002) ao se promover debates e reflexões que ocorrem ao final das apresentações, partindo da concepção que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais que nele se constituem e são constituídos. O projeto visa também contribuir para estimular os alunos a posicionarem-se criticamente sobre os filmes apresentados além de ser uma oportunidade para que eles percam o medo ou receio de falar e participar oralmente em diferentes contextos. O projeto já está em andamento e podemos apontar como resultados parciais o grande aumento da procura de livros na biblioteca da escola, por alunos que participaram das atividades, além do interesse deles em compartilhar obras que eles já conhecem para os colegas e professores.

Palavras-chave: leitura, diálogo e escrita.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores