V SIEPE - Melina
A bolsista Melina participou do V SIEPE e apresentou trabalho na forma oral cujos certificado e resumo se encontram abaixo.
CINEPINHO:
FILMES E LIVROS DESPERTANDO A IMAGINAÇÃO.
Melina Pereira
dos Santos
Profa. Dra Fabiana Giovani
Apresentador
(a): Melina Pereira dos Santos
O presente trabalho tem
por objetivo relatar uma experiência didática extraída do Programa de Iniciação
à Docência (PIBID) na área de Letras da Universidade Federal do Pampa
(UNIPAMPA). Trata-se de um projeto chamado CINEPINHO (Cinema e literatura no
CIEP- escola estadual de Bagé-RS) que tem por objetivo passar obras fílmicas
que dialogam com livros literários, uma vez por semana, para alunos do ensino
fundamental - séries iniciais. A iniciativa surgiu depois de constatarmos
através de uma atividade diagnóstica escrita, o baixo índice de alunos leitores
no primeiro ano do ensino médio. Pensamos então em resgatar estes leitores na
base, proporcionado momentos de leitura e reflexão sobre os contos, em turmas
de primeiro até o quinto ano. O grupo PIBID apresenta um filme e uma obra
literária que dialoguem entre si, com o intuito de despertar o interesse dos
alunos pela leitura, além também da oportunidade de um olhar crítico dos mesmos
sobre as diferenças entre os gêneros filme e livro. A cada sessão temos também
um espaço no qual os alunos comentam, discutem e recriam as histórias
apresentadas. Também é uma maneira de auxiliar o desenvolvimento crítico de
cada aluno, assim ao final das sessões eles tem voz para argumentarem, fazer
relações e também sugerir obras literárias e filmes. Esse momento é muito
importante, principalmente na base do ensino, pois os alunos começam a criar o
hábito pela leitura o que mais adiante quando estiverem maiores já vão estar
acostumados e sentirão prazer nas leituras, mesmo elas sendo obrigatórias.
Embasamos nosso trabalho nas teorias de Bakhtin (2003) no que se refere à
dialogia Koch (2002) ao se promover debates e reflexões que ocorrem ao final
das apresentações, partindo da concepção que o texto é lugar de interação de
sujeitos sociais que nele se constituem e são constituídos. O projeto visa
também contribuir para estimular os alunos a posicionarem-se criticamente sobre
os filmes apresentados além de ser uma oportunidade para que eles percam o medo
ou receio de falar e participar oralmente em diferentes contextos. O projeto já
está em andamento e podemos apontar como resultados parciais o grande aumento
da procura de livros na biblioteca da escola, por alunos que participaram das
atividades, além do interesse deles em compartilhar obras que eles já conhecem
para os colegas e professores.
Palavras-chave:
leitura, diálogo e escrita.
0 comentários:
Postar um comentário