Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

IV SENALLP - Thaís

A bolsista Thaís participou do IV SENALLP e apresentou trabalho na forma oral cujo resumo se encontra abaixo.

Música em sala de aula.

Autora: Thaís Paz Barbosa.

Orientação: Profª Dra Fabiana Giovani


A presente comunicação tem por objetivo apresentar um projeto desenvolvido dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na área de Letras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O projeto de ensino intitulado, “Música em sala de aula”, apresentará uma proposta de sequência didática para o ensino de Língua Portuguesa (LP) através de gêneros musicais. Nosso trabalho está pautado nos pilares teóricos de Bakhtin (2003) no que se refere à dialogia e aos gêneros do discurso; nos trabalhos de Dolz e Schneuwly (2004) quando falamos em sequências didáticas e nos PCNs (1997) que propõem o trabalho a partir do texto, uma vez que acreditamos que é dever da escola trabalhar atividades que possibilitem ao aluno desenvolver o domínio da expressão oral e escrita em diferentes contextos. Visamos o trabalho com a linguagem dentro de uma sequência didática com duração de seis horas/aula voltada para o Ensino Médio, mais especificamente para os segundos e terceiro anos, em uma Escola Estadual de Ensino Médio de Bagé, Dr. Luiz Maria Ferraz - CIEP. O projeto visa trabalhar/apresentar os gêneros musicais em sala de aula, buscando evidenciar os diversos estilos existentes como, por exemplo: Funk, Axé, Pagode, Música clássica entre outros. Entre os objetivos é válido ressaltar que buscamos promover através de atividades que mostram a interface da música com os diversos campos do saber, vinculando a arte musical aos demais conhecimentos escolares. O aluno foi levado a refletir sobre a música como um elemento de expressão da sociedade, revelando o contexto histórico-social em que se insere. O projeto já foi concluído e podemos apontar como resultados o desenvolvimento da criticidade, maior envolvimento nas aulas por parte dos estudantes, a “re”descoberta por diferentes estilos musicais e também o reconhecimento da música como um texto possível de ser lido e interpretado. Os resultados alcançados corresponderam ao esforço e dedicação dos alunos com a oficina, desde o momento da leitura até o momento da discussão e realização das atividades propostas, uma vez que todos tinham que colaborar com suas ideias, para o bom desenvolvimento das aulas. Com tudo isto, tivemos contato com outras práticas pedagógicas, proporcionando os conteúdos trabalhados na língua portuguesa de uma forma diversificada.


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