IV SENALLP - Thaís
A bolsista Thaís participou do IV SENALLP e apresentou trabalho na forma oral cujo resumo se encontra abaixo.Música em sala de aula.
Autora: Thaís Paz Barbosa.
Orientação: Profª Dra Fabiana Giovani
A presente comunicação tem por objetivo
apresentar um projeto desenvolvido dentro do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação a Docência (PIBID) na área de Letras da Universidade Federal do Pampa
(UNIPAMPA). O projeto de ensino intitulado, “Música em sala de aula”,
apresentará uma proposta de sequência didática para o ensino de Língua
Portuguesa (LP) através de gêneros musicais. Nosso trabalho está pautado nos
pilares teóricos de Bakhtin (2003) no que se refere à dialogia e aos gêneros do
discurso; nos trabalhos de Dolz e Schneuwly (2004) quando falamos em sequências
didáticas e nos PCNs (1997) que propõem o trabalho a partir do texto, uma vez
que acreditamos que é dever da escola trabalhar atividades que possibilitem ao
aluno desenvolver o domínio da expressão oral e escrita em diferentes
contextos. Visamos o trabalho com a linguagem dentro de uma sequência didática
com duração de seis horas/aula voltada para o Ensino Médio, mais especificamente
para os segundos e terceiro anos, em uma Escola Estadual de Ensino Médio de
Bagé, Dr. Luiz Maria Ferraz - CIEP. O projeto visa trabalhar/apresentar os
gêneros musicais em sala de aula, buscando evidenciar os diversos estilos
existentes como, por exemplo: Funk, Axé, Pagode, Música clássica entre outros.
Entre os objetivos é válido ressaltar que buscamos promover através de
atividades que mostram a interface da música com os diversos campos do saber,
vinculando a arte musical aos demais conhecimentos escolares. O aluno foi
levado a refletir sobre a música como um elemento de expressão da sociedade,
revelando o contexto histórico-social em que se insere. O projeto já foi
concluído e podemos apontar como resultados o desenvolvimento da criticidade,
maior envolvimento nas aulas por parte dos estudantes, a “re”descoberta por
diferentes estilos musicais e também o reconhecimento da música como um texto
possível de ser lido e interpretado. Os resultados alcançados corresponderam ao
esforço e dedicação dos alunos com a oficina, desde o momento da leitura até o
momento da discussão e realização das atividades propostas, uma vez que todos
tinham que colaborar com suas ideias, para o bom desenvolvimento das aulas. Com
tudo isto, tivemos contato com outras práticas pedagógicas, proporcionando os
conteúdos trabalhados na língua portuguesa de uma forma diversificada.
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