Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

II SILL - Thaís

A bolsista Thaís participou do II Seminário Internacional de Língua e Literatura e apresentou trabalho na forma oral cujos certificado e resumo se encontram abaixo. 


O DEBATE DIRIGIDO EM SALA DE AULA.

Thaís Paz Barbosa ( Acadêmica de Licenciatura em Letras Português/Inglês UNIPAMPA)

Orientação: Profª Dra Fabiana Giovani

A presente comunicação tem por objetivo apresentar um projeto desenvolvido dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na área de Letras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O projeto de ensino intitulado, “O Debate dirigido em sala de aula”, apresentará uma proposta de sequência didática para o ensino de Língua Portuguesa (LP) através do gênero debate dirigido. Nosso trabalho está pautado nos pilares teóricos de Bakhtin (2003) no que se refere à dialogia e aos gêneros do discurso; Koch (2002) ao se promover debates e reflexões que ocorrem ao final das apresentações, partindo da concepção que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais que nele se constituem e são constituídos. Nos trabalhos de Dolz e Schneuwly (2004) quando falamos em sequências didáticas e nos PCNs (1997) que propõem o trabalho a partir do texto, uma vez que acreditamos que é dever da escola trabalhar atividades que possibilitem ao aluno desenvolver o domínio da expressão oral e escrita em diferentes contextos. Visamos o trabalho com a linguagem dentro de uma sequência didática com duração de seis horas/aula voltada para o Ensino Médio, mais especificamente para o primeiro, os segundos e terceiro anos, em uma Escola Estadual de Ensino Médio de Bagé, Dr. Luiz Maria Ferraz - CIEP. A temática justifica-se perante necessidade de explorar esse gênero que pertence claramente às formas orais da comunicação (o que não significa que a escrita esteja aí totalmente ausente) e inclui um conjunto de capacidades privilegiadas nesse modo de comunicação: gestão da palavra entre os participantes, escuta do outro, retomada de seu discurso em suas próprias intervenções etc. O projeto visa também contribuir para estimular os alunos a posicionarem-se criticamente sobre os temas atuais apresentados além de ser uma oportunidade para que eles percam o medo ou receio de falar e participar oralmente em diferentes contextos. O projeto já está em andamento e podemos apontar como resultados parciais o interesse pelos temas apresentados, além do interesse deles em compartilhar as suas ideias para os colegas e professore e à construção conjunta de conhecimentos, ao desenvolvimento de capacidades argumentativas e à formação de opiniões.

Palavra chave: gêneros do discurso,debates, argumentação.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores