Aluno: Produto Discursivo das praticas escolares.
Ao ler o artigo, Aluno: produto discursivo das práticas escolares de Clarice Vaz Peres Alves nota-se que a escola baseia seu discurso escolar na gramática prescritiva e que se houvesse a diminuição do espaço da gramática, poderíamos aumentar o espaço do texto. Isso tudo fica bastante evidente nas 5 predicações citadas onde os entrevistados (alunos) privilegiam os aspectos mecânicos visto que, na maioria das falas sobre os diversos questionamentos realizados sobre "texto", "bom texto" e "atividade de revisão" eles verbalizam uma preocupação com a acentuação, ortografia e a letra.Segundo Geraldi (2000), o aluno não desempenha uma função de sujeito dentro da prática escolar.
O processo de escrita, segundo Bonhn (1999) é visto muito mais como um exercício estrutural, uma maneira de usar as estruturas linguísticas ensinadas, do que uma maneira de expressar e compartilhar significados.
Para refletir: Se há tanto tempo se fala sobre a importância do texto na escola, por que então isso não ocorre?
As falhas estariam no professor? Na formação? Ou teríamos outros fatores?
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