Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Aluno: Produto Discursivo das praticas escolares.

Ao ler o artigo, Aluno: produto discursivo das práticas escolares de Clarice Vaz Peres Alves nota-se que a escola baseia seu discurso escolar na gramática prescritiva e que se houvesse a diminuição do espaço da gramática, poderíamos aumentar o espaço do texto. Isso tudo fica bastante evidente nas 5 predicações citadas onde os entrevistados (alunos) privilegiam os aspectos mecânicos visto que, na maioria das falas sobre os diversos questionamentos realizados sobre "texto", "bom texto" e "atividade de revisão" eles verbalizam uma preocupação com a acentuação, ortografia e a letra.
Segundo Geraldi (2000), o aluno não desempenha uma função de sujeito dentro da prática escolar.
O processo de escrita, segundo Bonhn (1999) é visto muito mais como um exercício estrutural, uma maneira de usar as estruturas linguísticas ensinadas, do que uma maneira de expressar e compartilhar significados.
Para refletir: Se há tanto tempo se fala sobre a importância do texto na escola, por que então isso não ocorre?
As falhas estariam no professor? Na formação? Ou teríamos outros fatores?

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores