Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Segundo Celso Ferrarezi Jr., em sua obra Semântica para a educação básica, há várias razões práticas para se estudar os fenômenos da sinonímia e da paráfrase, dentre as quais pode se destacar duas: a significativa melhora na compreensão do processo de atribuição de sentidos aos sinais de uma língua natural e a melhoria da habilidade expressiva que esse estudo pode resultar. Uma pessoa hábil em utilizar palavras sinônimas e paráfrases será privilegiada na hora de produzir textos orais ou escritos, sem precisar de muitas repetições e dando maior riqueza vocabular e expressiva ao texto.
Após fazer essa preleção, o autor traz algumas sugestões, dentro do capitulo "Palavras e expressões com sentidos semelhantes" de como trabalhar, como achei muito interessante, resolvi aplicar em sala com meus alunos da sétima série da Escola Frei Plácido. Reproduzi o texto com algumas palavras destacadas e solicitei que fossem substituindo por sinônimos com o auxílio de um dicionário. Fiquei surpresa quando os alunos realmente se envolveram na tarefa, fazendo vários questionamentos. Após fizemos a correção através da leitura oral, com várias contribuições dos mesmos. O objetivo foi plenamente alcançado, pois fez com que eles percebessem que nem todos os sinônimos "cabiam" naquela frase. No andamento do trabalho apresentei os pares de sinônimos e solicitei que eles fizessem frases onde poderiam substituir a palavra pelo sinônimo e frases em que não era possível fazer a substituição. Novamente notei que os alunos apresentaram grande interesse em concluir a tarefa.
Conclui com isso que a obra é muito útil, tendo em vista que nos sugere várias atividades aplicáveis em nossas aulas.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores