Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

quarta-feira, 7 de março de 2012

O GÊNERO TEXTUAL COMO ARTICULADOR ENTRE O ENSINO DE LÍNGUA E CULTURA MIDIÁTICA(Eliana Merlin de Barros)

O texto de Eliana de Barros trata sobre a possibilidade de articular o ensino presente no sistema escolar com a cultura midiática,a autora reflete sobre a importância do uso mídia na escola. Ressalta que o professor do Séc.XXI tem se tornar um "educomunicador",sendo capaz de conciliar suas práticas pedagógicas com os diferentes meios de comunicação,assim o docente deve pensar em um ensino que esteja aberto à mudanças,as informações ,conceitos,visão de mundo se modifica a todo o instante.
Esse "tempo real" de acontecimentos deve estar presente em sala de aula,o texto de Eliana nos faz refletir sobre o que pode ser importante ou "menos importante" abordar sobre cultura midiática. Esta seleção do que pode ser abordado em aula,leva o professor a pensar em seus princípios ,valores inerentes à sua formação,o que entendo é que um trabalho com os gêneros textuais midiáticos não deve ser pautado no ponto de vista do professor,mas sim no ponto de vista das necessidades e práticas sociais atuais.
Aquilo que parece ser inútil ,ou prejudicial no ensino de lingua materna,nada mais é que uma representação da realidade,Eliana escreve em seu artigo que muitos professores tem receio de que um novo estilo de escrita por exemplo,venha prejudicar o ensino.Mas é importante pensar que a língua evoluie as relações se modificam,O texto nos remete a um deslocamento de concepções sobre as práticas de linguagem,em que a realidade é a regente de todo o fazer pedagógico.

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