Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

quarta-feira, 7 de março de 2012

PRODUÇÃO TEXTUAL E CULTURA: A INTERLOCUÇÃO NECESSARIA PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER.

O texto fala muito bem das relações em sala de aula, os “papeis” estabelecidos pela cultura, que o norteiam. É justamente esta cultura que vai definir como será o andamento da aprendizagem e também as relações em sala de aula, a habilidade de ler e escrever, por exemplo, faz parte da nossa cultura de escolarização, porém percebe-se que a leitura e a escrita não estão sendo desenvolvidas nas escolas brasileiras. O texto apresenta o posicionamento de professores, e fica claro que as dificuldades existem e que esta cada dia pior, porém parece que não existe um consenso de onde está o “erro”. Parece-me que, como no texto anterior, a dificuldade esta, como diz o autor (p. 80), “ o aprisionamento da palavra”, tem a ver com “trabalho”, que este professor faz em sua sala de aula, se ele utiliza o texto do aluno apenas para avaliar a estrutura e o gênero, ele não encoraja o aluno a escrever. Qual a importância que o professor dá para o texto do aluno, os que circulam na escola e os seus próprios textos, se é que ele escreve.

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