Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP.

terça-feira, 6 de março de 2012

Medo da escrita

Segundo o artigo de Hilário I. Bohn, "Produção textual e cultura: a interlocução necessária para a construção do saber", quase a totalidade dos professores pesquisados acha a diversificação nas escrituras de sala de aula um fator imprescindível para a formação do cidadão, mas, por outro lado, reconhecem que não formam alunos escritores. Nem trabalham com resenhas ou resumos, que seriam os gêneros textuais mais apropriados para desenvolver autoria.
A palavra se faz, se expressa no texto e o pensamento, o conhecimento só se constitui quando se tornam substancias na palavra. Por isso a importância do texto, da escritura: a importância do agir comunicativo no desenvolvimento dos diferentes saberes.
"O medo da escrita, muitas vezes contrariamente à expressão oral, acompanha os escritores e pesquisadores até o ensino superior."

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores